Governo: “O barco não afundou e até ousou trilhar novos percursos”

  • Margarida Peixoto
  • 29 Novembro 2016

Num discurso pausado, Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência, encerrou o debate do Orçamento do Estado para 2017. Falou das dificuldades sentidas, mas fechou a pensar no futuro.

“O barco não afundou e até ousou trilhar novos percursos”, disse Maria Manuel Leitão Marques, esta terça-feira, na tribuna do plenário da Assembleia da República. Num de debate do Orçamento do Estado para 2017 em que António Costa foi criticado por não fazer a defesa da proposta do Governo e por não responder aos deputados, foi a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa quem fechou os trabalhos. De seguida, o documento foi aprovado com os votos favoráveis da esquerda e do PAN, e com os votos contra do PSD e CDS.

“Ninguém esperaria (…) que viesse hoje aqui afirmar que no ano orçamental que estamos a encerrar tudo foi um mar de rosas, que todos os membros deste Governo se sentem hoje plenamente satisfeitos”, assumiu a ministra da Presidência. “A verdade é que este ano orçamental não foi de todo um ano fácil“, reconheceu, apontando o défice, a banca as necessidades de investimento e de modernização da economia como dificuldades.

Ainda assim, a ministra defendeu que o Governo cumpriu, “em geral”, o que prometeu. E elencou algumas das conquistas do Executivo: a recuperação de rendimentos, a “redução da conflitualidade social”, o “aumento do emprego”, o “crescimento” económico, a “consolidação das contas públicas”, o “aumento das exportações”, a “dinâmica Simplex”. Depois, resumiu, citando Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros — “É preciso ter a humildade para reconhecer que o otimismo do governo português sobre o OE2016 se confirmou” — e fazendo votos para que a história se repita em 2017.

No remate, a ministra garantiu que o Executivo vai continuar a “governar o presente com visão estratégica e de olhos postos no futuro.”

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo: “O barco não afundou e até ousou trilhar novos percursos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião