Direto Costa: salários da CGD são “manifestamente chocantes”

As propostas do PSD e CDS sobre os salários da CGD são votados esta tarde na Assembleia da República. O primeiro-ministro esteve no debate quinzenal e no debate preparatório do Conselho Europeu.

“Não houve nenhum plano B. Há um único plano A, que é governar bem”, disse António Costa, em resposta aos deputados da direita sobre o facto de Portugal se ter comprometido no Eurogrupo a tomar as medidas que sejam necessárias para cumprir as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

O primeiro-ministro esteve esta quarta-feira na Assembleia da República para o debate quinzenal com os deputados e para o debate preparatório do Conselho Europeu. António Costa foi confrontado com as decisões do Eurogrupo, a polémica da administração da Caixa Geral de Depósitos, os resultados do PISA sobre os conhecimentos dos alunos portugueses e com o ponto de situação da economia portuguesa.

Costa assumiu que no que toca à compatibilização da administração do banco público com as determinações do Tribunal Constitucional, em matéria de declaração de rendimentos e património, a gestão do dossier correr “manifestamente mal ao Governo”. Mas tentou recentrar as atenções no que considera essencial: a aprovação da recapitalização pública por parte da Comissão Europeia.

No final dos debates, as propostas do PSD e CDS para limitar os salários dos gestores públicos foram votadas. A maioria parlamentar de esquerda já tinha avisado que votaria contra as propostas da direita. Assim foi: ficou tudo na mesma. Contudo, esta terça-feira os sociais-democratas ameaçaram enviar o decreto-lei que retirou os gestores da CGD do Estatuto do Gestor Público para o Tribunal Constitucional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa: salários da CGD são “manifestamente chocantes”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião