CMVM decide preço da OPA ao BPI antes da AG

Decisão sobre o preço da oferta do CaixaBank para comprar o BPI será tomada a tempo da assembleia-geral de acionistas marcada para a próxima terça-feira, sabe o ECO.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai decidir sobre o preço proposto pelo CaixaBank para comprar o BPI ainda antes da realização da assembleia-geral do banco português, agendada para a próxima terça-feira, 13 de dezembro, e que vai determinar o sucesso da Oferta Pública de Aquisição (OPA) do grupo catalão sobre a instituição portuguesa, sabe o ECO.

Neste momento, o regulador do mercado, liderado por Gabriela Figueiredo Dias, está a analisar se a contrapartida de 1,134 euros por ação que os catalães oferecem é ou não justa. Tanto a administração do BPI como os acionistas minoritários já sublinharam que o preço da OPA espanhola é baixo, com os últimos a reclamarem a nomeação de um auditor independente.

Ainda assim, uma decisão favorável à indicação de um auditor externo para definir um preço mínimo é pouco provável. E isto porque o CaixaBank cumpriu o que determina número 1) do artigo 188 do Código dos Valores Mobiliários sobre a contrapartida da OPA obrigatória, cujo valor não pode ser inferior ao mais elevado dos seguintes montantes:

De qualquer forma, quando os acionistas do BPI forem chamados a decidir sobre a venda 2% da sua posição no Banco Fomento Angolano (BFA) à empresária Isabel dos Santos (através da Unitel), já a CMVM terá apresentado o seu veredicto sobre uma das questões ainda em aberto na OPA do CaixaBank sobre o banco português: o preço.

A assembleia-geral do BPI está marcada para a terça-feira da próxima semana, depois de o CaixaBank ter pedido a suspensão do último encontro dos acionistas por não ter a garantia de que a venda dos 2% do capital do BFA, e consequente redução da posição do BPI para os 49%, seja considerada suficiente para que o Banco Central Europeu (BCE) classifique a operação passível de reduzir a exposição do banco aos grandes riscos de Angola.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM decide preço da OPA ao BPI antes da AG

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião