Sabadell provoca rombo de 125 milhões no BCP

Ações do BCP afundaram 12% depois de o Sabadell ter saído do capital do banco português sem avisar e com desconto acentuado. Instituição liderada por Nuno Amado perdeu 125 milhões na bolsa.

Bateu com a porta e fê-lo com estrondo. Depois de o Sabadell ter saído do capital do BCP sem qualquer aviso prévio ao mercado e com um desconto acentuado, as ações do banco português estiveram sob intensa pressão vendedora na sessão lisboeta. Afundaram 12,38% para 1,1305 euros, num desempenho que retirou 125 milhões à capitalização bolsista da instituição liderada por Nuno Amado.

Apesar de tudo, o dia acabou por ser positivo para o PSI-20. O principal índice português fechou a valorizar 0,26% para 4.649,07 pontos, suportado sobretudo pelo grupo EDP (a EDP avançou 1,77% e a Renováveis ganhou 2,34%) e Galp Energia (+1,25%). Lisboa acompanhou de longe a Europa, onde as principais praças ganharam mais de 1% — no caso do FTSE MIB, o ganho de 2% destacou a praça milanesa no Velho Continente.

Em Lisboa, a principal história acabou mesmo por ser o BCP. O Sabadell anunciou esta segunda-feira que alienou 4,08% do capital do BCP a 1,15 euros, representando um desconto de quase 11% face à cotação de sexta, num processo de accelerated bookbuilding junto de investidores institucionais. Já esta manhã, o Sabadell revelou ter concluído a operação de venda, que implicou uma menos-valia de 8,3 milhões de euros brutos.

BCP afunda

bcp-01
Fonte: Bloomberg (valores em euros)

Ainda no setor financeiro, destaque para o BPI. As ações até fecharam estáveis nos 1,13 euros. Mas a assembleia geral aprovou esta terça-feira a venda de 2% do BFA à Unitel, o que vai dar o controlo daquele banco à empresária Isabel dos Santos. E isto no dia em que se ficou a saber que a Unitel pagou parte dos dividendos ao BPI.

No cenário europeu, com a conclusão da reunião de dois dias do Comité Federal do Mercado Aberto marcada para amanhã, e que deverá marcar o início da subida dos juros diretores nos EUA, as bolsas europeus fecharam com sentimento positivo. O CAC-40 e o DAX-30 ganharam 0,9% e 0,8%, respetivamente. E o Stoxx 600 valorizou mais de 1%

(Notícia atualizada às 17h07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabadell provoca rombo de 125 milhões no BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião