BCP: Sonangol aumenta posição “nos próximos meses”
A petrolífera angolana foi ao aumento de capital do BCP. Manteve a posição no capital do banco, mas vai aumentar "paulatinamente" a percentagem que tem "ao longo dos próximos meses".
Enquanto a Fosun aumentou a posição no capital do banco liderado por Nuno Amado, a Sonangol não o fez. Foi ao aumento de capital, mas manteve a posição relativa, embora esteja disposta a reforçar. O ECO sabe que Isabel dos Santos vai aumentar a exposição “nos próximos meses”, mas esse reforço será feito de forma faseada.
O BCP anunciou que a operação foi “totalmente subscrita”, sendo que o número total de ações solicitadas pelos investidores acabou por superar em 22% o número de títulos em oferta no âmbito do aumento de capital de 1.330 milhões de euros que vai permitir ao banco reembolsar os CoCos e reforçar os rácios de capital.
Os maiores acionistas deram um forte contributo para este resultado. De um lado, a Fosun que aproveitou a operação para ganhar peso no capital do banco — admitiu chegar a 30% do capital –, do outro a Sonangol, que tinha 14,87%. Tinha, e continua a ter, sabe o ECO. Ou seja, acompanhou a operação a operação na mesma proporção, mas quer mais.
A empresa liderada por Isabel dos Santos quer “aumentar paulatinamente, ao longo dos próximos meses”, a sua posição no banco liderado por Nuno Amado. A Sonangol já tinha pedido ao Banco Central Europeu para aumentar a posição. Recebeu no final do ano passado “luz verde” para passar dos 20%, algo que fará de forma faseada.
(Notícia em atualização)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP: Sonangol aumenta posição “nos próximos meses”
{{ noCommentsLabel }}