Lisboa vai ter convento aberto à comunidade
A Misericórdia de Lisboa vai reabilitar o Convento “Coleginho”, primeiro edifício a albergar a Companhia de Jesus.
O antigo Convento de Santo Antão-o-Velho, também conhecido como o “Coleginho”, foi o primeiro edifício a albergar a Companhia de Jesus, tendo sido um importante centro de produção e difusão de conhecimento científico no mundo português da 1ª modernidade. Referenciado antes do século XVI, e localizado num dos bairros históricos da cidade de Lisboa, a Mouraria, este edifício histórico faz parte do património da Misericórdia de Lisboa desde 2015, tendo uma área bruta de 2.606,53 m2.
O “Coleginho” será, por um lado, um lugar de diálogo cultural e religioso, que promove a aproximação das pessoas, designadamente através de atividades culturais e sociais, e, por outro, um espaço vocacionado para o turismo local cujas receitas assegurarão a sua sustentabilidade.
O edifício, com três pisos, tem três entradas com funções diferenciadas. A entrada principal, na Rua Marquês de Ponte de Lima, dá para o átrio, receção, bengaleiro e claustro, que vai albergar a exposição “Espaço Memória do Coleginho”. Daqui poderá também aceder-se a um cibercafé, a uma sala que antecede o Espaço Memória, a um auditório e a uma imponente escadaria.
Na ala norte do primeiro andar, existem uma biblioteca, uma sala de leitura e uma sala multimédia. Já na ala poente, haverá um espaço para workshops, outro para atividades polivalentes, um restaurante, cozinha e restantes serviços.
No segundo piso haverá um núcleo de residência temporária, com 13 quartos, assim como uma residência para as Escravas do Sagrado Coração de Jesus.
A recuperação deste edifício tem como objetivo devolver-lhe a autenticidade e a dignidade originais e insere-se no plano da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa de reabilitar e rejuvenescer o património da cidade, possibilitando a utilização e o usufruto de espaços devolutos à comunidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa vai ter convento aberto à comunidade
{{ noCommentsLabel }}