Presidente do México reconhece que relação económica com EUA se vai “reconfigurar”
“O que sabemos hoje a 100% é que se trata de uma relação que se vai reconfigurar”, diz Peña Nieto. Mas diz que vai defender os interesses do México.
O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, defendeu, na quarta-feira, que o futuro da relação económica e comercial com os Estados Unidos, apesar de ser ainda incerto, “vai-se reconfigurar”.
Falando dos cenários que o México tem pela frente, durante uma visita a uma fábrica em Monterrey, capital de Nuevo León, apontou que uma das variáveis que se deve colocar de parte é o que vai ocorrer na relação com os Estados Unidos.
“O que sabemos hoje a 100% é que se trata de uma relação que se vai reconfigurar”, sustentou.
Peña Nieto afirmou ainda que o México irá negociar, “a seu tempo”, o Tratado de Livre Comércio da América do Norte com o Canadá e os Estados Unidos, um acordo que Washington anunciou que pretender rever após a chegada de Donald Trump à Casa Branca a 20 de janeiro.
Para o chefe de Estado mexicano, a revisão do tratado vai ter lugar “porque houve uma mudança da Administração dos Estados Unidos”, cuja “política externa está a mudar”.
Peña Nieto reiterou que vai defender os interesses do México, sublinhando que o país se rege por uma boa diplomacia e respeito pelos outros, exigindo, por isso, reciprocidade.
“Com esta condição [o México] vai sentar-se à mesa, tal como os seus pares, para reconfigurar os termos da relação com outros países, particularmente com os Estados Unidos”, realçou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente do México reconhece que relação económica com EUA se vai “reconfigurar”
{{ noCommentsLabel }}