5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Como está a economia global? Hoje a OCDE vai responder a essa pergunta. No entanto, já se sabe que as novidades do PIB vindas do Brasil não são animadoras.

O Eurostat vai olhar para o passado recente e revelar esta terça-feira como se comportou a economia da Zona Euro durante 2016. Já a OCDE vai olhar para o futuro e mostrar quais são as suas perspetivas económicas para os próximos meses, incluindo Portugal. Dentro da União Europeia, o ministro das Finanças alemão vai falar sobre vários assuntos — o que traz sempre declarações polémicas — e ainda uma lei sobre o Brexit, que está neste momento em stand by, vai a votos na Câmara dos Lordes.

Como evoluiu a economia do euro?

É a esta resposta que o Eurostat vai responder. Esta é a segunda publicação das contas nacionais trimestres, que se referem ao quarto trimestre, que o instituto de estatística europeu publica: em causa estão os valores finais do crescimento económico na Zona Euro, mas também os gastos públicos. Esta segunda-feira, os números na Grécia trouxeram más notícias. Contudo, em Portugal houve uma revisão em alta do crescimento do PIB no último trimestre, mantendo-se o número para o ano todo de 2016 inalterado.

OCDE revela o que espera da economia global (e também de Portugal)

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vai lançar o seu relatório de perspetivas económicas de março. O Interim Economic Outlook será apresentado esta terça-feira e já terá em conta os primeiros desenvolvimentos da administração Trump, além dos receios em relação ao hard Brexit anunciado por Theresa May. Em relação a Portugal, no último relatório semelhante datado de novembro, a OCDE revia em baixa o crescimento económico para 2017, abaixo da meta do Governo. Além disso, a organização promovia a ideia dos Governos focarem-se mais no aumento do PIB em vez de se concentrarem na dívida pública.

Brexit em stand by: Câmara dos Lordes vai a votos

A câmara alta do Parlamento britânico vai completar esta terça-feira o escrutínio que tem vindo a fazer à lei que permitirá Theresa May acionar o artigo 50. A meta da atual primeira-ministra é conseguir iniciar as negociações com a União Europeia até ao final deste mês, pelo que a evolução dos trabalhos no Parlamento é crucial para o sucesso do seu objetivo. O processo poderá ter mais atrasos uma vez que, como foi introduzida uma alteração pela Câmara dos Lordes relativa ao tratamento dos cidadãos europeus residente no Reino Unido, a lei terá de voltar à Câmara dos Comuns. No final do dia, a câmara alta vota a lei.

Quando Schäuble fala…

São vários os tópicos quentes na Zona Euro no que toca às finanças públicas. Entre eles está a negociação com a Grécia, mas também a saída do Procedimento por Défices Excessivos de Portugal e a subida da inflação que poderá influenciar decisões futuras do BCE em relação à taxa de juro. Estes são alguns dos tópicos com que o ministro das Finanças alemão vai ser confrontado esta terça-feira, em Berlim, em antecipação ao encontro de um grupo de 20 ministros das Finanças, cujo anfitrião será a Alemanha. E, como já se sabe, quando Wolfgang Schäuble fala, os mercados (e não só) reagem.

PIB no Brasil: É para Temer?

Depois da substituição de Dilma Rousseff enquanto Presidente do Brasil, será que Michel Temer tem boas novidades na economia para mostrar? A Bloomberg diz que não: a agência indica que o crescimento económico brasileiro provavelmente voltou a contrair pelo oitavo trimestre consecutivo, terminando 2016 da pior forma. Em causa estão as taxas de juro da dívida soberana do país nos dois dígitos, a taxa de desemprego em recorde e a retração do investimento público pelo atual Governo. Esta terça-feira serão divulgados os números do PIB relativos ao quarto trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião