Petróleo resgata Wall Street

Preços do barril de ouro negro ganham mais de 2% após tombo da parte da manhã, ajudando bolsas norte-americanas a encerrar o dia com sinal mais.

O setor energético ajudou Wall Street a fechar a semana em terreno positivo, depois de um início de sessão mais conturbado por causa da queda acentuada dos preços do petróleo. Porém, a meio da tarde, o barril de ouro negro inverteu para terreno positivo, resgatando as bolsas norte-americanas da pressão das companhias energéticas.

Com isto, o índice S&P 500 ganhou 0,41% para 2.399,28 pontos naquela que foi a última sessão da semana. Também o índice industrial Dow Jones e o tecnológico Nasdaq ganharam 0,26% e 0,42%, respetivamente.

O barril de crude tocou esta manhã o valor mais baixo desde que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) chegou a acordo no final de novembro para reduzir a produção no seio do cartel com vista à eliminação do excesso desta matéria-prima nos mercados internacionais.

Ainda assim, tanto o contrato de crude como do Brent estavam há momentos a valorizar cerca de 2%, dando força sobretudo às energéticas como a Chevron ou Exon, que valorizaram 0,94% e 0,47%, respetivamente.

No plano macroeconómico, também houve notícias positivas. Em abril foram criados mais 211 mil postos de trabalho, revelou esta sexta-feira o Departamento do Trabalho norte-americano, numa aceleração no mercado de trabalho que aumenta as probabilidades de uma subida das taxas de juro da Reserva Federal norte-americana no próximo mês.

“Pareceu-me um relatório de emprego muito bom, que deverá afastar alguns dos receios em relação a uma eventual fraqueza da recuperação económica nos EUA”, referiu William Delwiche, analista da Robert W. Baird, citado pela Reuters.

Outra nota do dia vai para a IBM, cujas ações caíram 2,5% depois de Warren Buffet ter vendido um terço da sua posição na tecnológica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo resgata Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião