Ao terceiro dia, a bolsa volta aos ganhos

Jerónimo Martins e EDP deixam bolsa de Lisboa a negociar acima da linha de água depois após dias de perdas. Europa abre em terreno misto.

E ao terceiro dia, faz novamente sol no PSI-20. O principal índice português regressa aos ganhos depois de duas sessões no vermelho. Avança esta sexta-feira à boleia das supercotadas Jerónimo Martins e EDP.

O PSI-20, o principal índice português, soma 0,31% para 5.247,09 pontos no arranque da sessão lisboeta. Apenas cinco cotadas estão no vermelho. Do lado dos ganhos, os bons desempenhos das ações da dona do Pingo Doce e da elétrica nacional colocam o benchmark acima da linha de água: avançam 0,71% e 0,28%, respetivamente.

Outros destaques positivos vão para a REN e para o BCP. No caso do banco liderado por Nuno Amado, as ações ganham quase 1% para 0,23 euros, depois de o CaixaBI ter aumentado a avaliação do título. Já a gestora da rede elétrica nacional, liderada por Rodrigo Costa, vê as suas ações pularem 0,66% depois de ter apresentado lucros trimestrais de 13,5 milhões de euros esta quinta-feira e de ter anunciado que já tem dinheiro para concretizar a compra da EDP Gás.

“Dado que os desvios em relação às estimativas não foram substanciais, o foco estará na contribuição da Electrogas e nos ativos de gás recentemente adquiridos à EDP”, referem os analistas do BPI no Diário de Bolsa.

REN em alta

Fora do índice de referência, as ações da SDC-Investimentos disparam 23,8% para 0,026 euros, depois de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter registado a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Investéder, que paga uma contrapartida de 0,027 euros. O prazo da oferta começa a 15 de maio e prolonga-se até 2 de junho.

Lá por fora, com o Ibex-35 em perda, destoando do sentimento mais positivo das restantes principais praças europeias, as “atenções de hoje estarão centradas nos resultados empresariais (destaque para a Allianz, Arcellor Mittal e ThyssenKrupp), assim como no preço do petróleo e nos indicadores económicos nos dois lados do Atlântico”, notam os analistas do BPI.

(Notícia atualizada às 8h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ao terceiro dia, a bolsa volta aos ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião