BCP atira PSI-20 para a quinta semana no vermelho

  • Rita Atalaia
  • 7 Julho 2017

A bolsa nacional voltou a cair. É a quinta sessão no vermelho. Ou seja, o maior ciclo de quedas em quase um ano. BCP pressionou, mas CTT e Jerónimo Martins também se destacaram pela negativa.

O PSI-20 voltou a terminar a sessão no vermelho. É a quinta semana consecutiva de descidas para o índice de referência, naquele que é o maior ciclo de quedas em quase um ano. A pressionar a bolsa nacional esteve o BCP, com uma desvalorização de quase 1%. Destaque também para a EDP Renováveis, que recuou no segundo dia da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela EDP.

O PSI-20, o índice de referência português, cedeu 0,29% para 5.153,96 pontos. Ao todo, foram 12 cotadas que pressionaram a bolsa em mais uma semana negativa para a praça lisboeta. Destaque para o BCP. Os títulos do banco liderado por Nuno Amado recuaram 0,71% para 0,24 cêntimos. Mas os CTT também foram determinantes para o mau desempenho do índice, com as ações em baixa de 2,02%. Jerónimo Martins e Galp Energia acompanharam esta tendência, com perdas entre 0,3% e 0,6%.

No energia, o cenário não melhorou. A EDP Renováveis cedeu 0,49% para 6,86 euros, depois de na sessão anterior ter cedido mais de 2%. A cotada liderada por Manso Neto continua a cotar-se acima do preço da OPA. Mas a resistência dos acionistas minoritários à oferta lançada pela casa-mãe começa a dar sinais de quebrar perante a tendência de convergência do preço da ação à contrapartida da OPA. Já a EDP conseguiu escapar a esta tendência e subir 0,30%.

Na Europa, o dia também foi de perdas. O Stoxx 600 desceu perto de 0,2%, num dia marcado por alguma aversão ao risco. Nas principais praças europeias, o espanhol IBEX, o francês CAC-40 e o italiano FTSE Mib registaram perdas ligeiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP atira PSI-20 para a quinta semana no vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião