ANA aumenta taxas no aeroporto de Lisboa e Porto em outubro
As taxas aeroportuárias de Lisboa e Porto vão sofrer um aumento no final do ano. Essa subida traduz-se em mais 22 cêntimos em Lisboa e 11 cêntimos adicionais no Porto.
A gestora aeroportuária ANA, detida pelos franceses da Vinci, vai aumentar as taxas cobrados nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Açores. Apenas a Madeira escapa à atualização dos preços da ANA – Aeroportos de Portugal. Esta mudança programada para o final do ano é justificada pela empresa com os atrasos em vigor das taxas reguladas fixadas pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), conta o Jornal de Negócios esta segunda-feira.
Esta proposta da ANAC apenas foi decidida a 1 de junho, face a proposta apresentada pela ANA em novembro do ano passado. Segundo a gestora aeroportuária, este atraso provocou desvios de receita de mais de 1,7 milhões de euros em Lisboa, Açores, Madeira e Beja, e ainda 528 mil euros no Porto e 288 mil euros em Faro.
Ao aplicar o ajustamento a 11 de outubro, a ANA pretende corrigir os valores, aplicando os aumentos retroativamente. Os agravamentos das taxas aeroportuárias este ano serão de 22 cêntimos em Lisboa, 11 cêntimos no Porto, 12 cêntimos em Faro e oito cêntimos nos Açores, segundo informação adiantada pela ANA ao Jornal de Negócios. Os aumentos serão aplicados primeiro em Lisboa e no Porto.
Além do desvio na receita, a ANA diz também existir erros na estimativa do tráfego anual de passageiros, calculando um desvio de 1,6 milhões de passageiros no conjunto de aeroportos que gere.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ANA aumenta taxas no aeroporto de Lisboa e Porto em outubro
{{ noCommentsLabel }}