Benfica, Porto ou Sporting: qual é o campeão das transferências?

Em quatro gráficos, descubra o clube campeão das transferências em Portugal. Conheça ainda a transferência mais cara da liga portuguesa, o campeão do mundo em receitas e o jogador mais caro: Neymar.

Fechou o mercado de transferências nas principais ligas de futebol. Não em Portugal, que só terá um ponto final a 22 de setembro. Ainda assim, as mais caras e mediáticas já terão acontecido, pelo que é hora de fazer as contas. Neste artigo, irá conhecer os campeões: quem vendeu mais em Portugal, qual a transferência mais cara na liga portuguesa, que clube teve mais receita e qual o futebolista mais caro de todos os tempos (spoiler alert: é Neymar). Vamos a isso?

Comecemos pelos clubes portugueses. Por cá, foi o Benfica o campeão das receitas. O clube encarnado soma já receitas de 115,85 milhões de euros com vendas de jogadores como Ederson, Lindelöf e Nelson Semedo. As “águias” desembolsaram ainda 8,35 milhões de euros, o que dá o saldo mais alto da Liga Nos: 107,5 milhões de euros, de acordo com dados compilados pelo site especializado TransferMarkt.

Na tabela classificativa das receitas na primeira liga segue-se o Porto. O clube teve receitas de 69,9 milhões de euros — saiu André Silva, lembra-se? — e despesas de 21 milhões, a esmagadora maioria com a compra de Óliver Torres ao Atlético Madrid. Contas feitas, dá um saldo de 48,9 milhões para a equipa do dragão.

E os leões? É um caso diferente. O Sporting ficou com o terceiro lugar em termos de receitas, mas foi o campeão… das despesas. Aliás, registou um saldo negativo de um milhão de euros nesta época de transferências: foram 26,1 milhões de receita (sem contar com a venda de Adrien Silva ao Leicester, concretizada após a recolha destes valores) contra 27,1 milhões de despesa. Destaque para as compras de Marcos Acuña aos argentinos do Racing Club de Avellaneda e Bruno Fernandes aos italianos da Sampdoria.

Receita, despesa e saldo dos três grandes

Fonte: Transfermarkt

Ederson foi o mais caro

Olhando para os protagonistas, Ederson esteve na base da transferência mais cara na liga portuguesa. O guarda-redes do Benfica foi vendido ao Manchester City por 40 milhões de euros brutos, de acordo com os dados do Transfermarkt.

Seguiu-se André Silva. O jovem ponta-de-lança deixou o FC Porto para se juntar ao AC Milan e por pouco não arrebatava o primeiro lugar deste pódio. A transferência fez-se por 38 milhões de euros brutos, um montante bem próximo do que o City pagou por Ederson.

Com 23 anos, o sueco Victor Lindelöf fica em terceiro lugar do pódio dos mais caros na Liga Nos, deixando o Benfica para se juntar ao Manchester United por 35 milhões de euros. Da Luz partiu ainda Nélson Semedo, para o Barcelona por 30,5 milhões. Só no quinto lugar é que surge uma entrada na primeira liga portuguesa. Trata-se da compra de Óliver Torres ao Atlético Madrid por 20 milhões de euros. O médio central espanhol junta-se nesta temporada ao plantel dos “dragões”.

As cinco maiores transferências na Liga Nos

Fonte: Transfermarkt

O campeão europeu das receitas? O Barcelona

Olhando para um panorama europeu, o grande campeão das receitas foi mesmo o Barcelona. O clube catalão fechou esta época de transferências com receitas totais de 226 milhões de euros. Mas engane-se se estiver a pensar que a equipa ficou sem plantel com tantas vendas. Na verdade, este montande representa apenas uma saída: a venda estratosférica do brasileiro Neymar (já lá vamos).

Do lado das despesas, o Barcelona desembolsou 192,5 milhões de euros, a maior parte com a compra de Ousmane Dembélé ao Dortmund. No total, um saldo de 33,5 milhões de euros.

O segundo clube neste pódio é o AS Mónaco, com receitas de 226 milhões e despesas de 102 milhões de euros. Em causa estão, sobretudo, as vendas de Benjamin Mendy, do português Bernardo Silva e de Tiemoué Bakayoko. Para o clube francês entram nomes como Keita Baldé (que custou 30 milhões brutos) ou o do belga Youri Tieleman (por 25 milhões de euros).

No terceiro lugar, o Borussia Dortmund, com receitas de 166,5 milhões e despesas de 81 milhões, o que dá um saldo positivo de 85,5 milhões de euros. Segue-se a Juventus (com um saldo negativo de 25,3 milhões de euros) e o Real Madrid.

Os números dos três clubes com maiores receitas

Fonte: Transfermarkt

E o jogador mais caro? Já sabe qual é

Foi Neymar. O brasileiro arrebatou o recorde da transferência mais cara de sempre, no valor de 222 milhões de euros. Saiu do Barcelona para o PSG e a avultada soma por pouco não causou problemas legais ao clube equipa da capital fracesa. A compra acabou efetivada, mas uma série de outros problemas levou a equipa espanhola a processar o jogador, reclamando o pagamento adicional de 8,5 milhões de euros, alegando cláusulas do contrato que não terão sido cumpridas.

Antes de Neymar, era a transferência de Paul Pogba, por 105 milhões de euros em 2016, da Juventus para o Manchester United, a detentora do recorde. Ora, foi por esse valor que, este ano, Dembélé saiu do Borussia Dortmund para o Barcelona — ocupa o segundo lugar do pódio dos mais caros nesta época.

Segue-se Romelu Lukaku, ponta-de-lança, do Everton para o Manchester United por 84,7 milhões de euros. Abaixo dele surge Álvaro Morata, do Rea Madrid para o Chelsa por 62 milhões de euros, e Benjamin Mendy, do Mónaco para o City por 57,5 milhões. É preciso baixar até ao 18º lugar na lista para encontrar um negócio envolvendo clubes portuguese. Tem como protagonista Ederson que, como vimos, se sagrou campeão com a transferência mais cara protagonizada na liga portuguesa neste defeso.

Os cinco jogadores mais caros do mundo (e Ederson)

Fonte: Transfermarkt

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica, Porto ou Sporting: qual é o campeão das transferências?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião