5 coisas que vão marcar o dia

Portugal vai estar em destaque na reunião do Eurogrupo. No mundo, é conhecido o Nobel da Economia. Estas e outras três coisas que vão marcar o dia.

Do Eurogrupo ao FMI, há reuniões marcadas esta segunda-feira para todos os gostos e que juntam ministros e responsáveis institucionais do FMI e do Banco Mundial. Por cá, o PSD reúne-se em vésperas da apresentação da candidatura de Rui Rio à liderança do partido. No mundo, é conhecido mais um vencedor do Nobel da Economia. Já fez as suas apostas?

Eurogrupo reúne-se

Esta segunda-feira reúnem-se os ministros do Eurogrupo. A entrada está marcada para as 12h30, mas as boas-vindas de Jeroen Dijsselbloem serão apenas mais de uma hora depois do início do encontro. A conferência de imprensa está marcada para as 18h00. Na agenda dos ministros está o possível papel do Mecanismo Europeu de Estabilidade e um debate sobre a melhor forma de financiar a redução da carga fiscal sobre o trabalho. Portugal também estará em destaque, com o balanço da sexta supervisão pós-programa.

PSD em reunião extraordinária

Depois do anúncio de que Pedro Passos Coelho não iria recandidatar-se à liderança do partido, o PSD reúne-se em reunião extraordinária do Conselho Nacional. A reunião deverá acontecer dois dias antes de Rui Rio anunciar a sua candidatura à presidência dos sociais-democratas, depois de tanto Luís Montenegro como Paulo Rangel, apontados como potenciais sucessores de Passos, terem deixado o caminho livre para o ex-presidente da Câmara do Porto.

Reino Unido prossegue negociações

A ministra britânica Theresa May inicia esta semana nova ronda negocial sobre os termos da saída do Reino Unido da União Europeia. Na semana passada e, face à frustração ministerial que considera que o processo do Brexit tarda mais do que deveria, a primeira-ministra britânica disse que o Reino Unido estava preparado para sair da União Europeia “sem acordo“.

Conselhos de Governadores reunidos

O Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial reúnem-se para o início das reuniões anuais. Os Conselhos de Governadores reúnem-se normalmente uma vez por ano. O encontro, que decorre entre 9 e 15 de outubro, em Washington, junta banqueiros, ministros das Finanças e membros do setor privado, entre outros, para debater o desenvolvimento económico e a erradicação da pobreza.

Conhecido o Nobel da Economia

É conhecida esta segunda-feira a escolha da Real Academia Sueca para o Nobel da Economia. Depois da Paz, da Literatura e da Química, entre outros, a distinção é atribuída hoje ao nome que mais se destacou na área da economia no ano passado. Depois de Oliver Hart e Bengt Holmströem, os últimos a receber o prémio, quem serão os vencedores deste ano?

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião