CTT voltam a afundar. Ações já perdem metade do valor este ano

Os CTT continuam numa espiral vendedora na bolsa. As ações dos correios voltaram esta quinta-feira às quedas acentuadas e desde o início do ano já perdem metade do seu valor.

Os CTT continuam numa espiral vendedora na bolsa. As ações dos correios voltaram esta quinta-feira às quedas acentuadas e desde o início do ano já perdem metade do seu valor. Em vez dos 6,445 euros com que entraram em 2017, cada título fechou a sessão de hoje a valer apenas 3,26 euros.

Com uma queda de 4,63%, os CTT desempenharam o papel principal na evolução negativa do PSI-20. O principal índice português encerrou em baixa de 0,15% para 5.321,82 pontos, num dia de fortes perdas para os mercados europeus e americanos.

Para a cotada liderada por Francisco Lacerda, o tombo observado hoje não é novidade. Desde que cortou o dividendo em 20%, no dia 31 de outubro, na sequência dos maus resultados apresentados nos primeiros nove meses do ano, as ações dos CTT acumulam uma perda superior a 35%. Desde o início do ano, a queda é ainda mais acentuada: 49,5%. Ou seja, em 11 meses, os CTT emagreceram 480 milhões de euros na bolsa, passando de um market cap de 966 milhões de euros para 488 milhões de euros.

No total, foram 15 as cotadas nacionais que fecharam abaixo da linha de água, com destaque para os pesos pesados EDP e EDP Renováveis, que caíram 1,06% e 0,91%, respetivamente. Também a Pharol e a Ibersol cederam perto de 4%.

Do lado positivo, salvou-se a Nos: as ações ganharam 4,58% para 5,22 euros, depois de a operadora liderada por Miguel Almeida ter apresentado lucros de 33,6 milhões de euros no terceiro trimestre, mais 22% face ao mesmo período do ano passado. E a Galp ganhou 2,12%.

CTT voltaram a perder em força

“O PSI-20 conseguiu mitigar o impacto negativo da fraqueza que marcou as demais bolsas europeias. Para tal contribuíram as ações da Nos e da Galp”, referiram os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa. “Os resultados da NOS foram bem acolhidos pelo mercado, tendo a ação liderado as subidas do índice (…) A Galp beneficiou do resultado da emissão de 500 milhões de euros de dívida. Esta operação atraiu um forte interesse comprado”, explicaram ainda.

Lá por fora, a bolsa de Frankfurt liderou as perdas ao cair 1,5%. Paris cedeu mais de 1%.

(Notícia atualizada às 17h03)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT voltam a afundar. Ações já perdem metade do valor este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião