5 coisas que vão marcar o dia
É dia de Black Friday, salário mínimo nacional, execução orçamental e Orçamento do Estado. Tudo para acompanhar ao longo do dia no ECO.
Dia em cheio para quem gosta de compras e de promoções. Com a Black Friday inicia-se a época de maior consumo que se estende até ao Natal. Por cá, para lá do espírito mais consumista, há pontos de interesse na agenda: há execução orçamental, discussão em torno do aumento do salário mínimo e o Parlamento aprova as últimas medidas do Orçamento do Estado para 2018 antes da aprovação final na segunda-feira.
Governo prestas contas orçamentais
A Direção-Geral do Orçamento (DGO) apresenta a síntese de execução orçamental até outubro de 2017. Na execução até setembro, tinha sido apurado um défice de 569 milhões de euros, menos 2.290 milhões de euros do que nos mesmos nove meses de 2016. O Ministério das Finanças salientou a “estabilização” das despesas, mas disse que estas iriam aumentar nos meses seguintes.
Salário mínimo sobe quanto?
A Comissão Permanente de Concertação Social reúne-se para discutir a atualização do salário mínimo nacional. O encontro começa às 14h30 no Conselho Económico e Social. O que se sabe? A Confederação Empresarial de Portugal rejeita a subida do salário mínimo dos 557 euros para os 580 euros sem uma descida dos impostos para as empresas. A CTGP pretende uma atualização para os 600 euros. O Governo e Bloco de Esquerda apontam para os 580 euros como ponto de partida para estas negociações.
Último dia de discussão do Orçamento
Com a votação do Orçamento do Estado para 2018 agendada para segunda-feira, o Parlamento tem hoje o último dia de discussão na especialidade. A proposta orçamental foi apresentada pelo Governo a 13 de outubro. Mês e meio depois, o documento deverá receber luz verde dos partidos que suportam o Executivo na Assembleia: PS, Bloco e PCP.
Altice vai continuar sob pressão?
Desde que lançou um profit warning as ações da Altice não têm parado de desvalorizar. Investidores, acionistas, agências de rating, todos estão preocupados com a estratégia do grupo francês fundado por Patrick Drahi. O multimilionário já prometeu baixar a dívida da empresa através da venda de alguns ativos. Mas não está a conseguir conter a desconfiança do mercado. Vai continuar sob pressão?
É dia de Black Friday
Promoções, descontos, saldos… é sexta-feira, dia de Black Friday. Esta tradição tem maior expressão nos EUA, seguindo-se ao Dia de Ação de Graças, mas depressa conquistou adeptos em muitos países. Portugal não é exceção. Normalmente, é com a Black Friday que se inicia o período de maior consumo, estendendo-se até ao Natal. Na segunda-feira, de resto, é dia de Cyber Monday, dedicado às compras online.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}