IRS automático chega a cinco milhões de pessoas em abril

  • ECO
  • 11 Dezembro 2017

Também os contribuintes com filhos vão estar dispensados de preencher a declaração anual de IRS em 2018. Mas ainda é preciso esperar pelo decreto regulamentar que define as situações excluídas.

Este ano, o IRS automático abrangeu contribuintes com rendimentos de trabalho dependente e de pensões, sem filhos, mas, em 2018, também vai chegar a famílias com dependentes. De acordo com o Dinheiro Vivo, são cerca de cinco milhões as pessoas dispensadas de preencher a declaração anual de imposto, o que compara com 1,8 milhões em 2017.

Com este automatismo, os contribuintes recebem mais cedo o reembolso. Este ano, os primeiros pagamentos foram feitos 11 dias depois da submissão da declaração.

A Autoridade Tributária e Aduaneira pretende alargar o IRS automático de forma gradual. Em 2018, este mecanismo continua limitado a rendimentos de trabalho por conta de outrem (categoria A) e pensões (categoria H), avança fonte oficial do Ministério das Finanças. Porém, serão abrangidos contribuintes com dependentes.

Ainda assim, esta inclusão dependente de as famílias cumprirem “as condições adicionais previstas no decreto regulamentar” que vai ainda ser aprovado e que vai definir que situações ficam de fora do automatismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRS automático chega a cinco milhões de pessoas em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião