Banco de Inglaterra mantém taxas de juro

  • Lusa e ECO
  • 14 Dezembro 2017

Depois da subida anunciada em 2 de novembro, a primeira em dez anos, Banco de Inglaterra decide manter a taxa de juro em 0,5%.

No dia em que o BCE decidiu manter a taxa de juro de referência em 0%, o Banco de Inglaterra também manteve a sua taxa diretora em 0,50%. Isto depois da subida anunciada em 2 de novembro, a primeira em dez anos.

Após a reunião, o Comité de Política Monetária decidiu manter também o programa de estímulo económico, no qual investiu 445.000 milhões de libras (506.100 milhões euros) desde 2009 para a compra de títulos de dívida pública, maioritariamente, e privada.

O banco optou por manter as medidas vigentes, de modo a dar tempo para que se consolidem, uma vez que não se notam novos riscos económicos adicionais aos já antecipados.

O principal risco para o Reino Unido continua a ser, segundo a entidade, o efeito da negociação do ‘Brexit’ (saída do país da União Europeia), que provocou, entre outras coisas, a desvalorização da libra e o aumento da inflação,

A economia britânica apresenta um crescimento moderado, com uma expansão de 0,4% do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre do ano.

Já a inflação aumentou em novembro para 3,1%, o nível mais alto em seis anos, enquanto o desemprego caiu para 4,3%, um mínimo desde 1975.

Em 2 de novembro, o Banco de Inglaterra subiu as taxas de juro de 0,25% para 0,50%, o primeiro aumento desde 2007.

O Governo conservado britânico baixou as suas previsões de crescimento económico e espera que o PIB se expanda 1,5% em 2017, 1,4% em 2018 e 1,3% em 2019 e 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Inglaterra mantém taxas de juro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião