Santander ultrapassa BCP. Fica com Deutsche Bank na Polónia
Espanhóis do Santander ficaram com operações do Deutsche Bank na Polónia numa aquisição avaliada em 300 milhões de euros. Para trás ficaram os bancos BCP e Commerzbank, que também analisaram negócio.
A filial do grupo Santander na Polónia, o Bank Zachodni WBK, chegou a acordo com o Deutsche Bank para comprar, por um montante estimado em 305 milhões de euros, o negócio de retalho e de banca privada do Deutsche Bank Polska. Os espanhóis ganharam a corrida ao português BCP, que também estava a analisar o negócio.
Numa informação enviada esta quinta-feira à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhol, o Santander explica que o negócio exclui a carteira de hipotecas em divisas estrangeiras e inclui as ações de DB Securities do Bank Zachodni WBK.
Com esta compra, o grupo Santander “reforçará a posição do Bank Zachodni WBK como terceira entidade financeira na Polónia, com 6,8 milhões de clientes e uma quota de mercado de mais de 11,7 % em créditos e 11 % em depósitos”.
A operação, que aguarda agora a obtenção das respetivas autorizações dos reguladores do mercado e a aprovação das assembleias gerais de acionistas do Bank Zachodni WBK e do Deutsche Bank Polska, “não terá um impacto considerável sobre os recursos próprios básicos CET1 fully loaded do grupo” Santander.
Em julho passado, o presidente do BCP confirmou que o banco português também estava a analisar a compra das operações do Deutsche na Polónia, um negócio que permitiria reforçar naquele mercado, onde já detém o Millenium Bank.
“Não há qualquer decisão, nem qualquer compromisso, a não ser analisar com mais dois outros bancos” que também estão a estudar a oportunidade, referiu na altura Nuno Amado. Também o Commerzbank estava na corrida.
À venda estavam depósitos e a carteira de crédito denominados em zloty (a moeda local), o negócio de banca de investimento e corporate do Deutsche Bank.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Santander ultrapassa BCP. Fica com Deutsche Bank na Polónia
{{ noCommentsLabel }}