Plano fiscal e economia animam Wall Street

A aprovação do plano fiscal no Senado e a evolução positiva do PIB animam os primeiros minutos de negociação do outro lado do Atlântico.

Trump deu uma prenda à economia norte-americana com uma baixa de impostos como há 31 anos não se via. O Congresso aprovou esta quarta-feira o plano fiscal prometido pelo Presidente. Em Wall Street, os ganhos do dia só não são maiores porque há muito que os investidores estavam à espera da notícia. A ajudar também ao bom sentimento estão ainda os dados da economia.

“Estamos a promover uma descida histórica dos impostos para os americanos”, escreveu Donald Trump na sua conta pessoal no Twitter, numa altura em que a prometida descida de impostos está mais perto de acontecer.

Neste cenário, o S&P 500 abriu com ganhos ligeiros de 0,21%. Também o industrial Dow Jones e o tecnológico Nasdaq avançaram 0,24% e 0,26%, respetivamente.

 

O choque fiscal vai permitir uma redução dos impostos a famílias e empresas. No caso do setor empresarial, a taxa baixa de 35% para 21%. Para os investidores isto significará mais lucros para as empresas, trazendo a promessa de maiores dividendos.

No plano macroeconómico, foram divulgados dados sobre a evolução da economia dos EUA. O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 3,2% no último trimestre, adiantou o Departamento do Comércio norte-americano na sua terceira estimativa apresentada esta quinta-feira.

“O mercado está a olhar para outros fatores além das perspetivas em relação aos impostos e está guiado por notícias macro”, referiu Peter Cardillo, economista da First Standard Financial, à agência Reuters. “Estamos a caminho de uma sessão timidamente positiva, com os indicadores económicos a animar os investidores”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plano fiscal e economia animam Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião