BPI vê dividendo dos CTT a cair para 25 cêntimos em 2019

Analistas do BPI Research baixaram a avaliação do título por causa do "novo golpe" induzido pelo regulador no negócio dos CTT. E estima que o dividendo seja novamente cortado em 2019.

O BPI Research considera que os CTT CTT 1,55% sofreram um “novo golpe” com a decisão da Anacom de apertar os critérios de qualidade do serviço postal universal. Diz que o operador português vai sofrer com as alterações do quadro regulatório que estão previstas para os próximos anos. Por isso, o banco reviu em baixa o preço alvo do título e antecipa uma redução do dividendo dos 38 cêntimos para os 25 cêntimos em 2019.

Em causa está o Sentido Provável de Decisão para o triénio 2018-2020, onde o regulador obriga os CTT a cumprir 24 indicadores de qualidade de serviço, face aos atuais 11 indicadores que tem de cumprir. Já os preços do serviço postal universal deverá ser definida com base na inflação deduzida de 1,28 pontos percentuais, “tendo ainda em consideração fatores de correção para inflação e tráfego”.

Estas medidas levaram o BPI Research a baixar o preço-alvo dos CTT em 45 cêntimos, dos 4,7 euros para os 4,25 euros.

“O impacto das medidas anunciadas (revisões de preço mais baixas no correio) levou-nos a cortar a nossa avaliação em 30 cêntimos por ação. Incluímos custos não recorrentes de 54 milhões do plano de eficiência operacional anunciado, um capex de de 25 milhões e assumimos poupanças de 25 milhões nos custos fixos devido ao potencial impacto negativo das exigências dos indicadores de qualidade (-0,1 euro por ação). O resto da revisão em baixa da avaliação tem a ver com a afinação do modelo para incluir os contributos da inflação e dos impostos”, explicam Bruno Silva e Filipe Leite numa nota de análise publicada esta terça-feira.

Ainda assim, os analistas do Caixabank BPI Research mantêm a recomendação de compra sobre os CTT, que negoceiam “a níveis atrativos”. Adiantam mesmo que “a combinação de uma posição invejável em Portugal, a situação de liquidez e o momento da ação poderá desencadear um movimento de M&A” — este fim de semana foi noticiado que o operador postal estava na corrida ao Deutsche Bank Portugal.

Neste cenário, os analistas do Caixabank BPI Research estimam que o dividendo seja revisto em baixo dos 38 cêntimos que Lacerda disse que ia distribuir em 2018 para os 25 cêntimos em 2019, “refletindo a nova política de remuneração acionista, a redução do lucro e a erosão das reservas distribuíveis”.

As ações dos CTT somam esta terça-feira 1,58% para 3,562 euros.

CTT recuperam esta terça-feira

Nota: A informação apresentada tem por base a nota emitida pelo banco de investimento, não constituindo uma qualquer recomendação por parte do ECO. Para efeitos de decisão de investimento, o leitor deve procurar junto do banco de investimento a nota na íntegra e consultar o seu intermediário financeiro.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI vê dividendo dos CTT a cair para 25 cêntimos em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião