Portugueses são dos que menos compram online na União Europeia

Mais de oito em cada dez britânicos usam a internet para fazer compras. Em Portugal, apenas três em cada dez cidadãos o faz. Os portugueses estão na cauda da Europa no que toca ao comércio online.

Quase sete europeus em cada dez utilizam a internet para fazer compras. Em Portugal, esse rácio é bem menor: apenas três em cada dez portugueses faz compras online, segundo os dados revelados esta quarta-feira pelo Eurostat. É no norte da Europa que mais se usa a net para comprar bens ou serviços para uso próprio. A maior parte dos europeus (40%) gasta entre 100 e 499 euros nas suas compras online.

Fonte: Eurostat. Percentagem dos inquiridos que fizeram compras online nos últimos 12 meses.

Dentro da União Europeia, os britânicos são os que mais usam a internet para fazer compras. Seguem-se os suecos, os dinamarqueses e os alemães onde mais de 80% dos inquiridos disse que fez compras online nos últimos 12 meses. Portugal está no fim da lista, acompanhado pela Grécia ou Itália. Apenas 34% dos portugueses inquiridos disse que utilizou a internet para fazer compras de bens ou serviços.

Quanto às idades, não são só os jovens (entre os 16 e os 24 anos) que utilizam este tipo de método. Os internautas entre os 25 e os 54 anos utilizam a internet para fazer compras online na mesma proporção (71%) do que os mais novos. Os que menos utilizam estão na faixa etária +54 anos, mas não por desconfiarem da segurança das operações. A maior parte dos inquiridos que não utiliza internet para fazer compras não o faz por preferir comprar em lojas físicas.

O que compram? Essencialmente roupas e bens desportivos (64%) e alojamento para férias (53%). Os europeus também utilizam a internet para comprar objetos para casa (46%), bilhetes para eventos (39%) e livros, revistas e jornais (34%). E a experiência até ao momento tem sido boa para os europeus: 69% dos inquiridos garante não ter tido nenhum problema nas compras online. Dos 31% que declararam ter problemas, a principal causa estava relacionada com entregas atrasadas.

Desde 2007, a utilização da internet para fazer compras online aumentou 18 pontos percentuais. Os principais aumentos entre 2012 e 2017 verificaram-se na República Checa, Lituânia, Espanha e Itália (mais de 15 pontos percentuais). A maior parte das compras é feita através de empresas nacionais, mas essa percentagem tem vindo a cair: cada vez mais os europeus compram bens ou serviços de outros Estados-membros ou de países fora da União Europeia.

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