Merkel e Macron avançam com propostas comuns para a zona euro
Berlim e Paris vão avançar com uma proposta que define uma base comum em relação ao imposto sobre as empresas.
França e Alemanha anunciaram esta quinta-feira que vão apresentar propostas comuns, entre março e junho, sobre a união bancária e a convergência fiscal, tendo em vista alcançar um acordo este ano para uma maior integração na zona euro.
A mensagem foi transmitida pelos ministros das Finanças dos dois países, Bruno Le Maire e Peter Altmaier, que explicaram numa conferência de imprensa conjunta, após um encontro em Paris, que há abertura para outros se juntarem a esta iniciativa para a construção de um compromisso.
“Há que atuar agora” para cumprir a vontade comum de “uma integração rápida da zona euro nos próximos meses”, indicou Le Maire, assinalando que o objetivo é que a zona euro esteja em condições de competir com a China e os Estados Unidos. Altmaier acrescentou que o prazo indicado para encerrar um acordo sobre a reforma da zona euro “vai até finais de 2018”.
Em matéria de fiscalidade, segundo o ministro francês, a ideia é que haja uma proposta franco-alemã, o mais tardar em junho, com uma base comum em relação ao imposto sobre empresas. O ministro alemão afirmou que se deve evitar uma competição nesta matéria no interior da União Europeia (UE).
Os dois ministros também indicaram que querem “regular o ‘bitcoin’” e outras moedas virtuais e que vão levar as suas sugestões à reunião do G20 que vai decorrer em março na Argentina.
Quanto à reforma fiscal adotada pela administração norte-americana, os ministros francês e alemão reiteraram “preocupações” e Le Maire afirmou que tem a intenção de as transmitir ao seu homólogo dos Estados Unidos durante o Fórum de Davos, que tem lugar na próxima semana.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Merkel e Macron avançam com propostas comuns para a zona euro
{{ noCommentsLabel }}