Em atualização Sismo no Alasca levou a evacuações e alerta de tsunami

Terramoto de magnitude 7,9 na escala de Richter, a 280 quilómetros a sul da ilha de Kodiak, poderá resultar num maremoto. As autoridades estão a evacuar algumas zonas costeiras.

As autoridades norte-americanas emitiram ordens de evacuação em algumas zonas da costa oeste dos Estados Unidos e Alasca, depois da ocorrência de um terramoto de magnitude 7,9 na escala de Richter, com epicentro a 280 quilómetros a sul da ilha de Kodiak, a dez quilómetros de profundidade, indica a BBC. Em causa, a possibilidade de um tsunami. Inicialmente, estimava-se que o sismo teria sido mais forte, na ordem dos 8,2 graus de magnitude.

Segundo o The Wall Street Journal [acesso pago], ordens de evacuação foram enviadas para os telemóveis dos residentes da ilha de Kodiak: “Alerta de emergência. Perigo de tsunami na costa. Vá para um local alto ou para o interior da ilha.” As autoridades tentavam retirar toda a gente de regiões de baixa altitude, sobretudo as que se encontrassem abaixo do nível médio das águas do mar.

O alerta de tsunami referente à ilha de Kodiak foi reduzido, mais de duas horas depois da sua emissão inicial, para uma “recomendação”, com as autoridades a pedirem aos habitantes que permanecessem em zonas altas. Os alertas de tsunami estendiam-se, inicialmente, por toda a zona costeira ocidental dos Estados Unidos até à Califórnia. Entretanto, foram levantados.

Até ao momento, de acordo com a NBC News, nenhum maremoto atingiu a costa, mas a recomendação das autoridades mantém-se. Um vídeo publicado no Twitter mostra uma longa fila de automóveis a afastarem-se da zona costeira em Kodiak.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sismo no Alasca levou a evacuações e alerta de tsunami

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião