Banco de Portugal já deu luz verde à administração do Haitong

O Banco de Portugal deu finalmente luz verde ao início de funções do conselho de administração do Haitong, uma decisão que surge um ano depois de terminado o anterior mandato.

O Banco de Portugal deu finalmente luz verde ao início de funções do conselho de administração do Haitong, uma decisão que surge um ano depois de terminado o anterior mandato. Wu Min (CEO) e Ling Young (chairman) vão liderar os destinos do ex-Besi nos próximos três anos, juntamente com oito outros membros. O conselho fiscal conta com mais quatro nomes.

Apenas Min e Young tinham passado no crivo do supervisor, mas faltava o aval sobre os nomes que iriam compor o conselho de administração do banco de investimento. Eis a confirmação do Haitong: Alan do Amaral Fernandes, António Domingues, Christian Georges Jacques Minzolini, Mo Yiu Poon, Pan Guantao, Paulo José Lameiras Martins, Vincent Marie L. Camerlynck e Xinjun Zhang também já podem iniciar funções.

De acordo com o mesmo comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi também concedida autorização ao conselho fiscal composto por Mário Paulo Bettencourt de Oliveira, Cristina Maria da Costa Pinto, Maria do Rosário Mayoral Robles Machado Simões Ventura e Paulo Ribeiro da Silva (membro suplente).

“O início de atividade nas ditas funções terá lugar na presente data e as mesmas serão exercidas até ao termo do mandato em curso: 2017-2019”, indica o Haitong.

Conforme avançou o ECO na semana passada, estava para breve este anúncio que surge, ainda assim, 13 meses depois de ter expirado o mandato de Hiroki Miyazato e José Maria Ricciardi — ambos abandonaram o banco no final de 2016.

Entre janeiro e junho, o Haitong Bank registou prejuízos de quase 80 milhões de euros, depois de o produto bancário ter afundando 45% e os custos operacionais terem aumentado em função do plano de reestruturação.

Aquando do regaste do BES, em agosto de 2014, o BESI foi integrado no Novo Banco, tendo sido depois vendido em setembro de 2015 ao grupo chinês Haitong por 379 milhões de euros e denominado Haitong Bank.

(Notícia atualizada às 19h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal já deu luz verde à administração do Haitong

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião