5 coisas que vão marcar o dia

Inquérito ao investimento empresarial, stock de empréstimos e fim do Fórum Mundial de Davos. Agenda de sexta-feira será preenchida e para acompanhar ao longo do dia aqui no ECO.

Como vai o investimento das empresas? E quanto é que os bancos portugueses têm emprestados à economia? São dados para conhecer ao longo desta sexta-feira, dia em que termina o mundialmente conhecido Fórum de Davos.

Como vai o investimento?

É tido como um dos calcanhares de Aquiles da economia portuguesa: o investimento (ou melhor, a falta dele). E por isso os dados que o INE se prepara para revelar sobre o Inquérito de Conjuntura ao Investimento ganham relevância. No inquérito anterior, as empresas tinham dado boas indicações: o investimento empresarial deveria ter aumentado 5,1% em 2017. E agora?

Termina o Fórum Mundial de Davos

De 23 a 26 de janeiro, a pequena aldeia de Davos, na Suíça, recebe mais de 340 políticos de topo, 1.900 líderes de empresas e 900 líderes de Organizações Não Governamentais. É o Fórum Mundial de Davos que termina já esta sexta-feira.

Euro nas alturas. Vai continuar a acelerar?

O euro quebrou esta quinta-feira a barreira dos 1,25 dólares, algo que já não acontecia desde novembro de de 2014. Isto depois de Mario Draghi ter notado que a economia da Zona Euro cresceu mais do que o esperado na segunda metade do ano. Mas o presidente do BCE mostrou algum desconforto com o facto de o secretário de Estado do Tesouro americano ter feito comentários sobre o impacto positivo da desvalorização do dólar. Como vai prosseguir a moeda única depois do pedido de um dólar forte por parte de Trump?

BCE revela empréstimos e depósitos nos bancos

No setor bancário, o BCE atualiza dados relativos ao stock de empréstimos e depósitos em Portugal. Estas informações são divulgadas mensalmente e o reporte desta sexta-feira vai permitir perceber a posição dos bancos portugueses no final do ano passado em termos de crédito concedido à economia e de dinheiro que depositado pelos clientes.

Banco de fomento assina protocolo com BEI

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), o chamado banco de fomento, assina um protocolo com o Banco Europeu de Investimento. A cerimónia decorre pelas 10h30 e vai contar com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário de Estado adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião