5 coisas que vão marcar o dia

Isabel dos Santos estará na Maia para inaugurar uma fábrica da Efacec. Mario Draghi estará no Parlamento Europeu. Ryanair apresenta resultados depois de um verão tumultuoso.

Vai ser um dia importante nos mercados internacionais, com mais apresentações de resultados pelas empresas e uma intervenção pública do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi. Mas, em Portugal, as atenções deverão centrar-se na presença de Isabel dos Santos na inauguração de uma fábrica da Efacec na Maia.

Isabel dos Santos inaugura unidade da Efacec na Maia

A empresária angolana Isabel dos Santos deverá estar na Maia para a inauguração de uma nova unidade industrial da Efacec. A filha de José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola, é a acionista maioritária da companhia, que passa a contar agora com mais um polo industrial em Portugal, desta vez focado na mobilidade elétrica. A nova fábrica vai permitir acelerar a capacidade da Efacec de produzir carregadores rápidos para carros elétricos. O evento começa às 11h00 e é presidido pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Mario Draghi no Parlamento Europeu

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, estará esta segunda-feira em Estrasburgo no Comité dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu. Em cima da mesa estará o relatório anual do banco central respetivo ao ano de 2016. Numa altura em que se entra na reta final do programa de estímulos monetários, as intervenções do presidente são seguidas atentamente pelos mercados na esperança de mais pistas sobre a política monetária a adotar pelo BCE no período após o programa.

Ryanair levanta voo… ou vai aterrar?

A companhia aérea low-cost Ryanair vai apresentar resultados relativos aos três últimos meses de 2017, antes da abertura da bolsa de Londres. Estimativas citadas pelo Irish Examiner indicam que a empresa irlandesa poderá apresentar um lucro entre 98 milhões e 114 milhões de euros, uma queda nos rendimentos menor do que o antecipado há uns meses. A Ryanair cancelou milhares de voos depois do verão devido a uma má gestão nas escalas de férias. Este ano, num relatório, a companhia garante que transportou 120 milhões de passageiros em 2017 e que obteve lucros ajustados de 1,3 mil milhões de euros no exercício do ano. Hoje, estes números serão (ou não) confirmados.

Volatilidade em Wall Street preocupa os investidores

Há muito tempo que os mercados bolsistas dos Estados Unidos não assistiam a uma semana tão desanimadora. A semana fechou com quedas próximas de 4% nos índices — o Dow Jones não recuava tanto desde janeiro de 2016. A pressão vendedora ganha relevância porque surge em plena temporada de apresentação de resultados positivos por parte da maioria das empresas. Segundo a Bloomberg, os investidores estão receosos de que possa ser o começo de um fenómeno maior nos mercados e o The Wall Street Journal, que também dá conta da ansiedade dos investidores (conteúdo em inglês, acesso pago), cita preocupações com a inflação. Todos os olhos estarão postos no desempenho dos índices ao longo da sessão desta segunda-feira.

Eurostat divulga vendas no comércio a retalho

Esta segunda-feira também é dia de estatísticas. O Eurostat vai divulgar o volume de negócios no comércio a retalho no mês de dezembro. Concretamente em relação a Portugal, o INE deu conta, em dezembro, de um crescimento em cadeia do volume de vendas no mês de novembro na ordem dos 3,9%, uma variação homóloga de 4,8% e a maior taxa de crescimento desde julho. Os números que vão ser divulgados hoje, respeitantes ao conjunto dos países da Zona Euro, poderá confirmar, ou deitar por terra, esta tendência de crescimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião