Marcelo animado com perspetivas para a economia grega
O Presidente da República está confiante nas perspetivas de evolução económica e social da Grécia, salientando a "resiliência" do povo grego durante a crise económica e financeira.
O Presidente da República prestou uma homenagem “à corajosa resiliência do povo grego”, em Atenas, e manifestou-se confiante e animado com as perspetivas de evolução económica e social da Grécia.
Numa declaração no Palácio Presidencial, em Atenas, onde foi recebido pelo Presidente da República Helénica, Prokopios Pavlopoulos, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou: “Chego à Grécia com sentimento de confiança e de crença no futuro”.
“Animam-me imenso as perspetivas que se abrem para a economia e para a sociedade gregas, quando, daqui por poucos meses, em junho, se concluir o Programa de Assistência Económica e Financeira, tal como ainda ontem [segunda-feira] reconheceu o presidente do Eurogrupo [Mário Centeno], no final de uma reunião em que foi saudada a conclusão da terceira revisão”, acrescentou.
"Animam-me imenso as perspetivas que se abrem para a economia e para a sociedade gregas.”
Marcelo Rebelo de Sousa está na Grécia desde segunda-feira, a convite do seu homólogo grego, para uma visita de Estado de dois dias e meio, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e por deputados dos cinco maiores partidos com assento parlamentar.
Esta terça-feira, no início da sua intervenção no Palácio Presidencial, em nome do povo português, o chefe de Estado quis “prestar uma homenagem à corajosa resiliência do povo grego durante uma crise económica e financeira que a todos afetou de forma tão profunda”.
No final, com Prokopios Pavlopoulos ao seu lado, Marcelo Rebelo de Sousa disse-lhe que a Grécia sempre pôde contar com o povo português, “nos momentos mais difíceis, como pode contar agora, que esses momentos se avizinham do seu termo”.
“Futuro é no projeto europeu”
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ainda, perante o seu homólogo grego, em Atenas, que é no projeto europeu que se tem de lutar por um futuro melhor, combatendo os nacionalismos, populismos e xenofobias. O Presidente da República defendeu também que a UE não pode sacrificar a coesão social com argumentos financeiros.
O chefe de Estado reiterou que Portugal e Grécia convergem em pontos essenciais da política europeia e, com Pavlopoulos ao seu lado, afirmou: “Uns e outros, acreditamos na União Europeia, e sabemos que este momento é um momento crucial para o futuro da União Europeia”.
“Sim, senhor Presidente, foi o projeto europeu que permitiu o nosso reencontro, depois de tantos, tantos, tantos passos de um caminho vivido em comum. E será através do projeto europeu que teremos de continuar a batalhar para garantirmos um futuro muito melhor para os nossos filhos, os nossos netos e todas as gerações vindouras, combatendo tentações nacionalistas, populistas, xenófobas, demagógicas”, sustentou.
(Notícia atualizada às 12h26 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo animado com perspetivas para a economia grega
{{ noCommentsLabel }}