Só oito devedores custaram 500 milhões ao Novo Banco

  • ECO
  • 28 Abril 2018

O Novo Banco assumiu perdas de 500 milhões com os créditos de oito devedores. Nesta lista inclui-se a Promovalor, de Luís Filipe Vieira, Grupo Lena e SCG, de João Pereira Coutinho.

No ano passado, o Novo Banco assumiu perdas de cerca de 500 milhões de euros com os créditos de oito devedores. Entre os grupos empresariais que mais provisões obrigaram a instituição financeira liderada por António Ramalho a constituir para fazer face a potenciais prejuízos com estes empréstimos com risco elevado de incumprimento inclui-se a Promovalor, de Luís Filipe Vieira, Grupo Lena e SCG, de João Pereira Coutinho.

Segundo o Correio da Manhã (acesso pago), além das perdas assumidas com os empréstimos da Promovalor, Grupo Lena e SCG, as provisões do Novo Banco também abrangem potenciais perdas com os créditos da Prebuild, Grupo MSF, Grupo Tiner e Grupo Moniz da Maia, empresas relacionadas com o setor imobiliário. Na área da saúde oral, o Grupo Maló é outro dos devedores.

As dívidas atingem valores elevados. A Promovalor tinha uma exposição de 466 milhões de euros e o Grupo Lena e a Prebuild tinham uma dívida total de 305 milhões, cada. Já o Grupo Moniz da Maia, liderado por Bernardo Moniz da Maia (ex-administrador do BESI), tinha uma dívida total de 603 milhões de euros à instituição liderada por António Ramalho.

Com a constituição de provisões de cerca de 500 milhões, os oito clientes representam 24% dos potenciais prejuízos de 2.057 milhões de euros assumidos pelo Novo Banco em 2017, refere o jornal. Questionado, o Novo Banco recusou comentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só oito devedores custaram 500 milhões ao Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião