UniCredit estuda fusão com o SocGen
Não há ainda uma proposta formal, mas os investidores aplaudem o negócio. Tanto o UniCredit como o SocGen estão a disparar em bolsa.
O UniCredit está a planear uma fusão com o francês Société Générale, avança o Financial Times (acesso pago). Há conversações, mas ainda não houve uma proposta formal que pode resultar na junção de duas das maiores instituições financeiras da Europa.
Jean-Pierre Mustier, o chefe executivo francês da Unicredit, que já trabalhou para a SocGen, terá esta ideia em mente há já vários meses. Os diretores da SocGen estarão também a estudar esta possibilidade.
Segundo o Financial Times, as conversações estão numa fase inicial, e ainda não foi feita uma proposta formal. A situação política instável na Itália terá atrasado o calendário do negócio.
O banco italiano tinha já considerado uma fusão com o alemão Commerzbank AG no ano passado, mas o negócio não avançou. Na altura, ambos os bancos estavam em processo de reestruturação.
O possível acordo entre as entidades traz benefícios para ambos os bancos. Para o italiano UniCredit, a parceria representa um reforço nas operações da Europa do Leste. Para a SocGen é uma entrada diretamente para a liderança dos mercados italiano e alemão.
Nem o SocGen, que tem um valor de mercado de cerca de 31 mil milhões de euros, nem o UniCredit, avaliado em aproximadamente 33 mil milhões, quiseram comentar as negociações. Na bolsa, os investidores aplaudem o negócio, com o banco francês a ganhar 2,4% e o UniCredit a subir 3,8%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UniCredit estuda fusão com o SocGen
{{ noCommentsLabel }}