Pela primeira vez este ano, exportações batem importações. Abril com dois dias a mais fez a diferença

  • Juliana Nogueira Santos
  • 8 Junho 2018

Em abril, exportou-se mais do que se importou, sendo este o primeiro mês deste ano que isto acontece. O INE justifica estes números com o calendário.

Pela primeira vez em 2018, as exportações cresceram mais do que as importações. Avançaram 18,1% em abril face ao mesmo mês do ano anterior, enquanto as importações cresceram 13,1%, diz o Instituto Nacional de Estatística. O calendário fez a diferença, porque este abril teve mais dias que o do ano passado.

“As exportações de bens registaram uma variação homóloga nominal de 18,1%, em sentido contrário à variação verificada no mês anterior (-5,4%). As importações de bens aumentaram 13,1%, correspondendo a uma aceleração face à variação registada em março de 2018 (+0,7%)”, diz o INE.

Espanha foi o principal cliente e fornecedor de Portugal nesse mês, tendo concentrado um volume de 1.233 milhões de euros no primeiro campo e 1.859 milhões de euros no segundo.

A agência de estatísticas nacional ressalva que “estas evoluções refletem, em parte, efeitos de calendário, dado que abril de 2018 teve mais dois dias úteis que abril de 2017”. Mais dias úteis, mais transações de produtos.

Défice cai no mês, está mais alto no ano

Abril foi, desta forma, o primeiro mês deste ano em que as vendas ao exterior avançaram mais que as compras, algo que aconteceu pela última vez em dezembro. Assim, o défice da balança comercial melhorou em 40 milhões de euros relativamente ao mesmo mês do ano passado, fixando-se nos 1.253 milhões de euros.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, o saldo ficou nos 972 milhões de euros negativos, correspondentes a um aumento do défice de 19 milhões de euros em relação a abril de 2017.

Olhando para o acumulado do ano, nos quatro meses de 2018 o saldo comercial situou-se nos 4.683 milhões de euros negativos, sendo que no período homólogo ficou pelos 4.019 milhões de euros, também eles negativos. Agravou-se o défice em 664 milhões de euros.

“A indústria portuguesa continua fortemente competitiva”

O Ministério da Economia garante que, com estes números divulgados esta sexta-feira, “Portugal afirmou-se como um país exportador”. Em comunicado às redações, a pasta liderada por Manuel Caldeira Cabral destaca que o crescimento das exportações está alicerçada “num conjunto diversificado de setores” e que prova que, ainda que o comércio europeu esteja a estagnar, o país continua competitivo.

“Este resultados mostram que apesar do arrefecimento do crescimento na União Europeia, a indústria portuguesa continua fortemente competitiva e a registar bons crescimentos quer nos mercados europeus, quer no mercado extracomunitário”, apontou o ministro no mesmo documento.

(Notícia atualizada às 12h00 com mais informação.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pela primeira vez este ano, exportações batem importações. Abril com dois dias a mais fez a diferença

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião