Santa Casa já tem luz verde para entrar no Montepio. Investe apenas 75 mil euros

  • Rita Atalaia
  • 28 Junho 2018

Os conselheiros da Associação Mutualista aprovaram a entrada da Santa Casa e de outras entidades sociais no Montepio. Isto num investimento inicial que deverá rondar os 75 mil euros.

A Associação Mutualista deu luz verde à entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no capital do Montepio, apurou o ECO. Foi no Conselho Geral que se realizou esta quinta-feira que chegou a aprovação necessária para que a venda de uma participação “simbólica” do banco a todas as misericórdias e entidades sociais que manifestaram interesse em participar neste investimento seja oficializada esta sexta-feira de manhã.

Os conselheiros da entidade liderada por Tomás Correia reuniram-se, esta quinta-feira, em Conselho Geral. E um dos pontos da ordem de trabalhos era a votação, e aprovação, da alienação de parte do Montepio à SCML e a outras instituições da economia social, como o ECO já tinha avançado.

Com o ‘ok’ dos conselheiros, a Associação Mutualista vai agora reunir as várias entidades num evento a decorrer esta sexta-feira de manhã onde vai ser assinado o acordo que permitirá a entrada da SCML no banco liderado por Carlos Tavares.

A entrada da SCML, juntamente com outras entidades sociais, na instituição financeira deveria ter ficado concluída no final do ano passado, um prazo que acabou por ser estendido até maio e que encontra agora um desfecho. Na base deste “atraso” esteve a oposição dos partidos políticos ao investimento da Santa Casa.

Inicialmente, previa-se que a Santa Casa pudesse avançar com a compra de uma posição até 10% do capital do banco, participação que teria um custo estimado de 200 milhões de euros. Perante as críticas à operação, e depois de os partidos terem aprovado uma recomendação no sentido de o Executivo travar este investimento, a SCML e as outras misericórdias e IPSS passaram a compradores de uma participação de até 2%.

De acordo com declarações do provedor da SCML à TVI, esta compra irá envolver um investimento inicial de apenas 75 mil euros, o que fica dentro do intervalo referido anteriormente por Edmundo Martinho entre 10 e 100 mil euros.

O Governo veio expressar, ainda esta semana, o seu apoio a esta operação, num investimento classificado de “simbólico”. “Não subsistem dúvidas quanto à relevância da participação da SCML num projeto dessa natureza”, referiu o ministro Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, numa resposta enviada ao CDS, que questionou, tal como os outros partidos, a entrada da Santa Casa no capital do Montepio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santa Casa já tem luz verde para entrar no Montepio. Investe apenas 75 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião