Ministro aguarda “um passo” do lado dos sindicatos dos professores

O ministro considera que o próximo passo a dar nas negociações sobre a progressão nas carreiras deve ser dado pelos sindicatos dos professores. Isso estará para breve, diz o governante.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse esta sexta-feira que espera “um passo do lado dos sindicatos” dos professores, garantindo que “existe o que negociar” e “vontade de negociar”. Um passo que o governante antecipa estar para breve: “Os sindicatos vieram dizer que têm vontade de apresentar uma carta ao Governo, relativamente a esse passo, imagino eu”, disse o ministro.

Tiago Brandão Rodrigues falava no Porto. Em direto na RTP3, o ministro recordou que o Governo “atenuou o que foram os congelamentos nas sucessivas leis de Orçamento do Estado desde 2011 a 2017” e que foi assinada uma “declaração de compromisso” com três pontos. “Nesse sentido, demos um passo”, afirmou, pelo que o próximo passo deve ser dado pelos sindicatos.

Os professores estão em greve às avaliações, reivindicando a contagem integral dos anos de carreira para efeitos de progressão salarial. Mas o Governo também permitiu aos estudantes com notas ainda não conhecidas que “pudessem ir condicionalmente a exame”.

Além disso, foram declarados serviços mínimos, pelo que Tiago Brandão Rodrigues garantiu que “está tudo alinhado para que as condições possam ser continuadas”, até “para que o início do próximo ano possa acontecer com a serenidade” necessária. “Os serviços mínimos estão acautelados para que todo o processo de acesso ao ensino superior possa acontecer com toda a serenidade”, acrescentou o ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro aguarda “um passo” do lado dos sindicatos dos professores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião