Lisboa recupera após três sessões de quedas. Energia puxa
O PSI-20 valoriza em torno de 0,5%, com a Galp Energia, EDP e EDP Renováveis a puxarem pelo seu desempenho. O índice bolsista português segue os pares europeus.
A bolsa nacional arrancou em alta, provando os primeiros ganhos após três sessões a negociar no vermelho. O PSI-20 segue os ganhos dos pares europeus, suportado pela valorização dos títulos do setor energético, mas também pela recuperação do BCP.
O índice bolsista iniciou a sessão a valorizar 0,53%, para os 5.517,36 pontos, com a quase totalidade dos títulos que o compõem em terreno positivo.
O rumo positivo do PSI-20 e dos restantes pares europeus acontece numa altura em que tudo aponta para que Angela Merkel tenha alcançado um acordo com o ministro do Interior Seehofer. Segundo adiantam os jornais alemães, o ministro do Interior e líder da CSU (parceiro da coligação da Chanceler Merkel) teria conseguido que a chanceler alemã concordasse com uma série de medidas que restringisse a imigração ilegal na Alemanha.
Por cá, a Galp Energia é um dos principais suportes dos ganhos da praça lisboeta, com as suas ações a valorizarem 1,05%, para os 16,38 euros. A petrolífera acompanha o rumo das cotações do petróleo nos mercados internacionais no dia em que o ECO avança que a Amorim Energia teve de desembolsar no mês passado 400 milhões de euros para manter a sua posição de referência na Galp, numa operação que vem clarificar a estrutura acionista da petrolífera portuguesa por entre rumores de fusões e aquisições.
Nota positiva ainda para a subida dos títulos do universo EDP. As ações da empresa liderada por António Mexia valorizam 0,41%, para os 3,424 euros, enquanto as da EDP Renováveis somam 0,84%, para os 8,99 euros.
Já a REN valoriza 0,58% para 2,448 euros, depois de na segunda-feira ter anunciado que celebrou um contrato para vender o negócio de gás de petróleo liquefeito (GPL) à Energyco.
Em alta, de salientar ainda o BCP que vê os seus títulos valorizarem 0,94%, para os 25,66 cêntimos, ajudando a suportar o rumo do PSI-20.
(Notícia atualizada às 8h22 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa recupera após três sessões de quedas. Energia puxa
{{ noCommentsLabel }}