Exclusivo CTT vão lançar a “Uber das encomendas”. App chega “ainda este ano”

Os CTT vão ter uma aplicação que vai permitir a um utilizador chamar um estafeta, que recolhe um objeto e o deixa no destino em uma ou duas horas. A "Uber das encomendas" chega ainda este ano.

Novo serviço dos CTT vai permitir chamar um estafeta para fazer uma entrega rápida em Lisboa.CTT

Os CTT querem lançar ainda este ano um serviço de entregas rápido que a empresa considera ser a “Uber das encomendas”. Trata-se de uma aplicação através da qual o utilizador poderá chamar um estafeta, que passa por um local para recolher o objeto e o entrega no destino definido pelo cliente. Dependendo do tipo de serviço escolhido, a entrega pode decorrer em uma ou duas horas, ou no período do decorrer do dia.

Esta informação foi revelada ao ECO por Alberto Pimenta, diretor da área de comércio eletrónico dos CTT. “Vai ser um piloto comercial que vamos lançar ainda este ano, na cidade de Lisboa. É um serviço que vai estar assente em duas apps, para Android e iOS, em que o estafeta também vai ter uma app“, afirmou, em entrevista.

Questionado sobre quem são os concorrentes desta nova aplicação dos CTT, Alberto Pimenta preferiu falar em “fatores diferenciadores”, mas não escondeu as semelhanças do novo conceito desenvolvido pelos CTT com os modelos da UberEATS e da Glovo, cada um com a sua especialidade.

“Vamos focar-nos mais nas entregas ocasionais e também ligadas à integração com plataformas de comércio eletrónico. Vamos prestar um serviço de estafeta, entrega de encomendas, documentos, compras no B2B [negócios entre empresas], compras no B2C [negócios particulares], ou seja, aquilo que é a nossa natureza e que, dentro das encomendas, já fazemos”, disse Alberto Pimenta.

Ainda que tencione recorrer inicialmente aos estafetas próprios, os CTT não descartam vir a aceitar que outras pessoas trabalhem para o serviço. Poderá recorrer a estafetas externos ou freelancers, como funcionam outras aplicações de entregas rápidas já presentes no mercado português.

Até ao final deste ano, vamos lançar no mercado uma solução de entregas same day, que tem janelas de tempo até mais curtas, de uma hora, duas horas, dentro da cidade de Lisboa.

Alberto Pimenta

Diretor de e-commerce dos CTT

As entregas rápidas ou instantâneas são uma tendência cada vez maior no mercado. A empresa está consciente disso, pelo que este novo serviço é uma aproximação da empresa, que não pretende ficar para trás numa área que lhe diz muito. “É um desafio para qualquer operador, o same day“, desabafou Alberto Pimenta, classificando-a como uma palavra-chave que deve estar no “horizonte” de qualquer operador.

“Desde há dez anos até hoje, e se olharmos para os gráficos da evolução dos tempos de entrega e como evoluíram os preços, há aqui uma tendência inexorável: cada vez mais, as entregas têm de ser feitas em tempos cada vez mais curtos e a preços cada vez mais baixos”, frisou o diretor de e-commerce dos CTT.

Com a queda do tráfego do correio, a empresa tem implementado uma estratégia de foco no negócio do Expresso e Encomendas, que já pesa cerca de 20% do negócio dos CTT. O correio ainda pesa cerca de 70%, segundo números de Alberto Pimenta. “O futuro dos correios vai passar pelas encomendas e pelo expresso, muito alavancado pelo comércio eletrónico”, concluiu o diretor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT vão lançar a “Uber das encomendas”. App chega “ainda este ano”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião