Obras de conservação da Ponte 25 de Abril arrancam amanhã. Vão ser dois anos de trânsito condicionado

As intervenções de manutenção na Ponte 25 de Abril serão executadas em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente à noite e fins de semana.

As obras vão prolongar-se por dois anos.Paula Nunes / ECO

As obras de conservação da Ponte 25 de Abril arrancam esta quarta-feira e que se deverão prolongar por 720 dias. Em causa está um investimento em torno dos 15 milhões de euros.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas vai participar amanhã na sessão que assinala o início das obras, segundo a nota de agenda enviada às redações. Pedro Marques já tinha garantido, no Parlamento, que as obras iam avançar ainda este ano.

As obras foram adjudicadas a 20 de setembro ao consórcio composto pelas empresas Somague, Sociedade de Montagens Metalomecânicas e STAP –Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, por 12,6 milhões de euros. “As intervenções previstas incidem sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte”, referia o comunicado da Infraestruturas de Portugal sobre as obras. A empresa explicava que se tratavam de “trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da proteção anticorrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão”.

A obra acabou por ficar mais barata, já que, inicialmente, o concurso público lançado a 23 de março para as obras propriamente ditas apontava parta um investimento de 18 milhões de euros. Depois foram também lançados ainda concursos para a fiscalização da empreitada, que tinha um valor base de 1,5 milhões de euros, e outro para a contratação da assistência técnica à empreitada, no valor de 895 mil euros.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, “as intervenções de manutenção a realizar na Ponte 25 de Abril serão executadas em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente em período noturno e em dias não úteis, de modo a não interferir com a normal circulação rodoviária e ferroviária”.

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