Wall Street recupera à boleia de crescimento do emprego
Os investidores estão agora animados com novos dados relativos à economia norte-americana, que criou 312 mil novos empregos no mês de dezembro.
As bolsas de Nova Iorque estão a recuperar, esta sexta-feira, das fortes quedas registadas na última sessão. Depois de um dia que ficou marcado pela queda de 10% da Apple, que acabou por arrastar consigo as principais praças de Wall Street, os investidores estão agora animados com novos dados relativos à economia norte-americana, que criou 312 mil novos empregos no mês de dezembro.
O índice de referência S&P 500 está a avançar 1,34%, para os 2.480,76 pontos. Já o industrial Dow Jones sobe 1,5%, para os 23.026,60 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq valoriza 1,66%, para os 6.569,53 pontos.
No setor tecnológico, que nos últimos dias tem sido fortemente penalizado, a tendência também é de recuperação. A Alphabet, a Microsoft, a Facebook e a Amazon estão todas a valorizar mais de 1%. Já a Apple, que na quinta-feira fechou a derrapar quase 10%, depois de ter revisto em baixa as previsões de vendas, está agora a avançar também acima de 1%.
Este movimento acontece depois de as autoridades norte-americanas terem revelado que, no mês de dezembro, foram criados 312 mil novos postos de trabalho, o maior número desde fevereiro e um valor que fica muito acima do que era antecipado pelos economistas, que apontavam para 182 mil novos empregos.
Em contrapartida, a taxa de desemprego aumentou de 3,7% para 3,9% em dezembro. Mas mesmo isso é visto com bons olhos pelos economistas, que veem este como um sinal de que a população considera ser mais fácil encontrar trabalho, para além de terem mais margem de manobra para negociar as condições laborais. Nos últimos doze meses, o salário médio aumentou em 3,2%. A subida da taxa de desemprego é também um argumento para que a Reserva Federal norte-americana não suba os juros a um ritmo tão acelerado, o que anima os mercados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street recupera à boleia de crescimento do emprego
{{ noCommentsLabel }}