Desemprego sobe para 6,7% em dezembro

No mês de dezembro, a taxa de desemprego terá sido de 6,7%, segundo os dados preliminares divulgados pelo INE.

A taxa de desemprego terá ficado em 6,7% em dezembro do ano passado, de acordo com a estimativa provisória publicada, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A taxa de novembro foi revista em alta, também para 6,7%.

Os dados publicados esta manhã mostram uma ligeira subida do desemprego nos últimos dois meses do ano. Em novembro, a taxa foi de 6,7%, valor que representa uma revisão em alta de 0,1 pontos percentuais face à estimativa provisória que tinha sido divulgada pelo INE anteriormente. Esta taxa equivale a uma quebra de 1,4 pontos percentuais face a novembro de 2017, mas, em relação ao mês de outubro de 2018, houve um ligeiro aumento, de 0,1 pontos percentuais.

Feitas as contas, o INE contabiliza um total de 345,4 mil pessoas desempregadas em novembro do ano passado, mais 2,7 mil pessoas em relação a outubro. Ao mesmo tempo, a população empregada também aumentou, para um total de 4,82 milhões de pessoas, o que equivale a uma taxa de emprego de 62,1%.

Já em dezembro do ano passado, o INE aponta para que a taxa de desemprego tenha sido de 6,7%. Ao todo, estariam desempregadas, nesse mês, 346,2 mil pessoas. Por outro lado, a população empregada também aumentou, para um total de 4,83 milhões de pessoas, o equivalente a uma taxa de emprego de 62,3%.

Apesar da ligeira subida, o desemprego mantém-se nos níveis mais baixos desde 2002.

Entre os jovens, a taxa de desemprego terá caído para 17,6% em dezembro, um dado ainda provisório, face à taxa de 19,3% registada em novembro. O INE contabiliza um total de 68 mil jovens desempregados em dezembro do ano passado.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h20 com mais informação).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego sobe para 6,7% em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião