Faturação dos serviços de telecomunicações deverá crescer menos de 1% em 2018

  • Lusa
  • 6 Março 2019

O setor dos serviços de telecomunicações registou 5.905 milhões de euros de faturação em 2017 e deverá subir menos de 1% em 2018, de acordo com um estudo da Informa D&B.

O setor dos serviços de telecomunicações registou 5.905 milhões de euros de faturação em 2017, mais 0,9% do que no período homólogo, sendo esperado para 2018 um crescimento abaixo de 1%, segundo um estudo da Informa D&B.

“O volume de negócios do setor de serviços de telecomunicações confirmou em 2017 a retoma iniciada em 2016, situando-se em 5.905 milhões de euros, valor com um crescimento em relação ao ano anterior de 0,9%. Para o ano 2018 estimou-se um crescimento semelhante, com uma taxa abaixo de 1%”, disse hoje, em comunicado, a consultora.

De acordo com o estudo “Serviços de Telecomunicações” divulgado esta quarta-feira, a faturação associada aos serviços fixos individualizáveis e ao serviço telefónico móvel “sofreu uma evolução negativa em 2017, mantendo a tendência observada em exercícios precedentes. Pelo contrário, a faturação que derivou da comercialização dos serviços oferecidos em pacote cresceu 4,9%”.

Por sua vez, o tráfego do serviço telefónico móvel registou, em 2017, um aumento de 6% para cerca de 38.500 milhões de minutos, enquanto o segmento de serviço telefónico fixo teve um retrocesso de 6%. Já o número de acessos de banda larga “manteve a sua tendência crescente”, no período de referência, com 3,38 milhões, mais 5,3% do que em 2016.

Segundo os dados da Informa D&B, o número de empresas no setor de serviços de telecomunicações mantém-se, desde 2015, em cerca de 95 e o volume de emprego situou-se me torno de 14.300 trabalhadores em 2017. “A estrutura empresarial do setor caracteriza-se pela notável contração da oferta, reforçada nos últimos anos depois de se terem registado importantes operações corporativas por parte dos principais operadores, de maneira que os três de maior dimensão geraram conjuntamente cerca de 80% da faturação global em 2017”, lê-se no documento.

Para a realização deste estudo, a Informa D&B analisou as 40 principais empresas que operam no setor, como a AR Telecom, a Meo, a Nos, a Vodafone e a Claranet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Faturação dos serviços de telecomunicações deverá crescer menos de 1% em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião