5 coisas que vão marcar o dia

A AR discute hoje a proposta do CDS-PP sobre o processo de nomeações dos membros das entidades independentes. Já a norma para ASF avaliar Tomás Correia vai a Conselho de Ministros.

Esta quinta-feira, a Assembleia vai discutir a proposta apresentada pelo CDS-PP sobre o processo de nomeações dos membros das entidades independentes. Há, também, Conselho de Ministros, onde a norma para a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões avaliar o presidente da Mutualista Montepio vai ser debatida.

Norma para ASF avaliar Tomás Correia vai a Conselho de Ministros

A norma interpretativa para clarificar que cabe ao regulador dos seguros avaliar o presidente da Mutualista Montepio vai esta quinta-feira a Conselho de Ministro. O anúncio foi feito ontem pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva. “A norma que o Governo irá abordar na reunião de Conselho de Ministros é uma norma clarificadora, que especifica quais são todas as áreas que no chamado modelo de organização e administração das mutualistas passam a estar sob acompanhamento da ASF [Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões]”, disse.

Proposta do CDS-PP é debatida na Assembleia

No final do mês passado, o CDS-PP voltou a propor alterações ao processo de nomeações dos membros das entidades administrativas independentes, cujos membros dos órgãos de direção são escolhidos através de um processo tripartido que inclui a nomeação pelo Presidente da República sob proposta do Governo e após audição pública na Assembleia da República (AR). Agora, o Parlamento vai levar essa proposta a discussão. O debate tem início às 15h00 e no final há uma eventual votação.

Banco de Portugal publica atividade dos fundos de investimento

O Banco de Portugal (BdP) vai publicar novos dados estatísticos. Desta vez, a entidade liderada por Carlos Costa vai divulgar, no quadro A.23 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas referentes à atividade dos fundos de investimento relativas ao passado mês de janeiro. Recorde-se que no final do ano de 2018, o valor líquido global das unidades de participação em circulação dos fundos de investimento foi de 25,3 mil milhões de euros, menos 1,2 mil milhões do que no final de 2017.

OPEP divulga relatório mensal do mercado de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai divulgar, como habitualmente, o seu relatório do mercado de petróleo referente ao mês de março. Recorde-se que no mês passado, a OPEP propôs um novo corte de produção do petróleo para 2019, depois de rever em baixa a estimativa do consumo mundial e em alta a oferta da concorrência.

Deputados britânicos votam adiamento do Brexit

Depois de terem recusado a possibilidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo, os deputados britânicos vão votar, esta quinta-feira, o adiamento desse divórcio. De notar que os parlamentares chumbaram, na quarta-feira, uma emenda à moção apresentada por Theresa May que previa exatamente o alargamento do prazo em causa. Ainda assim, a aprovação desse adiamento não está fora de hipótese, já que sem que tal aconteça o Executivo Tory tem apenas 15 dias para negociar com Bruxelas um novo acordo e aprovar esses termos no Parlamento. De acordo com May, caso tal não aconteça, poderá estar em causa um no deal Brexit, já que a decisão tomada pelos parlamentares não é vinculativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião