Energia dita quedas na bolsa de Lisboa. Europa continua no verde no rescaldo do Brexit

Lá fora, nas praças europeias, o sentimento foi positivo. Por cá, as perdas no setor da energia acabaram por empurrar a bolsa de Lisboa para a linha vermelha.

A bolsa de Lisboa encerrou a negociação desta semana em terreno negativo, sobretudo penalizada pelo comportamento do setor da energia. A praça portuguesa não conseguiu acompanhar a tendência positiva das congéneres europeias, que registaram ligeiros ganhos, um dia depois do adiamento do prazo para o Brexit.

O Stoxx 600 encerrou a sessão a valorizar 0,72%, enquanto a bolsa de Londres avança 0,66%, no rescaldo da votação dos deputados britânicos, que aprovaram o adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) até, pelo menos, dia 30 de junho. A decisão dá, agora, alguma margem à primeira-ministra Theresa May para encontrar uma nova solução para o impasse que está a deixar o Reino Unido num enorme caos político.

Enquanto isso, por cá, o português PSI-20 inverteu a tendência das restantes praças europeias e fechou a negociação a desvalorizar 0,6% para 5.240,00 pontos. As perdas no setor da energia foram as que mais influenciaram: a Galp Energia encerrou a sessão a desvalorizar 2,59% para 14,31 euros, enquanto a EDP registou perdas de 1,13% para 3,311 euros e a REN desvalorizou 0,37% para 2,658 euros.

Contudo, a cotada que registou a maior queda foi a Altri, cujos títulos caíram 3,1% para 7,51 euros. A papeleira está a corrigir os ganhos, depois de na quinta-feira ter disparado mais de 8% em bolsa. A valorização de ontem teve na sua origem o anúncio de que a empresa registou um crescimento de 102,5% dos seus lucros, para 195 milhões de euros e, também, na intenção de distribuir 10% desse valor em dividendos.

O setor do retalho foi aquele que evitou perdas maiores. A Jerónimo Martins encerrou a sessão a valorizar 1,07% para 13,27 euros, sendo a estrela da sessão, e a Sonae subiu 0,42% para 0,946 euros.

Também o BCP terminou a última sessão da semana na linha verde, com ganhos de 0,62% para 0,2286 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia dita quedas na bolsa de Lisboa. Europa continua no verde no rescaldo do Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião