China Three Gorges planeia reavaliar oferta pela EDP

  • ECO
  • 13 Abril 2019

Os chineses estão a pensar reavaliar a oferta de 9,1 mil milhões de euros que fizeram pela EDP, preocupados com obstáculos políticos e com a valorização de mercado da energética.

A China Three Gorges está a ponderar reavaliar a oferta de 9,1 mil milhões de euros que fez pela EDP. De acordo com a Bloomberg (conteúdo em inglês), que cita fontes próximas do assunto, esta decisão surge devido a preocupações com obstáculos políticos que deverão inviabilizar o negócio e ainda valorização de mercado da empresa portuguesa.

O valor da contrapartida da oferta pública de aquisição (OPA) dos chineses à energética nacional é de 3,26 euros por ação, o que avalia o negócio em 9,1 mil milhões de euros. Mas a China Three Gorges deverá mudar os termos da operação. Em alternativa, está a avaliar transações mais pequenas, que deixem de fora os ativos da EDP nos Estados Unidos, que são os mais suscetíveis de provocar oposição regulatória.

Em cima da mesa está a possibilidade de investir em alguns ativos brasileiros da EDP ou de formar uma joint-venture no país, disseram as mesmas fontes. Esta hipótese já tinha sido levantada há algumas semanas. As opções estão a ser estudadas, mas ainda não foi tomada nenhuma decisão.

Esta reavaliação dos méritos da OPA acontece depois de uma mudança de liderança na China Three Gorges, adianta ainda a Bloomberg, confirmando uma notícia avançada pelo ECO em setembro. E surge numa altura em que aumenta o escrutínio político e regulatório do investimento chinês na Europa e no mercado norte-americano. As tensões à volta da guerra comercial também terão abalado todo o processo da OPA. Contactadas pela agência de notícias, ambas as empresas recusaram fazer comentários.

Esta sexta-feira, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) fez um ultimato aos chineses, esclarecendo que, se os acionistas votarem na assembleia geral para manterem a atual limitação de 25% nos direitos de voto independentemente da sua participação, não se verifica uma das condições necessárias — desblindagem dos estatutos — e a oferta é extinta. Se acontecer o contrário, o acionista chinês tem 45 dias para avançar com as restantes condições.

As ações da EDP somaram quase 2% esta sexta-feira para os 3,48 euros, conferindo uma avaliação bolsista de 12,7 mil milhões de euros. A elétrica está atualmente a cotar 6,7% acima da contrapartida chinesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China Three Gorges planeia reavaliar oferta pela EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião