PS quer ver estatutos atualizados da Associação Coleção Berardo

O grupo parlamentar do Partido socialistas quer que a Comissão Parlamentar de Inquérito à Caixa tenha acesso aos estatutos aualizados da Associação Coleção Berardo que detém as 861 obras de arte.

O cerco aperta-se em torno e Joe Berardo. Agora, o grupo parlamentar do Partido Socialista entregou um requerimento a pedir os estatutos da Associação Coleção Berardo atualmente em vigor, tendo em conta a sucessão de alterações aos mesmos.

O grupo parlamentar solicitou “a documentação relativa à Associação Coleção Berardo ao presidente da II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco”, refere numa nota enviada às redações.

“Os deputados socialistas pedem, no requerimento, que sejam enviados à Comissão os estatutos da Associação Coleção Berardo atualmente em vigor, a sucessão de alterações aos estatutos, as atas de todas as Assembleias Gerais e os elementos identificativos da ação judicial de que a Associação foi alvo, no que diz respeito à legalidade dos seus Estatutos, bem como da sentença aí proferida”.

Esta iniciativa é apenas mais uma das várias que estão a ser desencadeadas na sequência da intervenção do empresário madeirense na comissão a 10 de maio. O PSD pediu à Caixa e ao Conselho de Ministros para ter acesso aos pareceres jurídicos elaborados para efeitos de estruturação, negociação e decisão da solução de renegociação de garantias dadas por Joe Berardo. Já o CDS pediu acesso às contribuições anuais que Berardo fez para o fundo de arte que deve receber uma verba anual de 500 mil euros e à “lista de obras adquiridas por este fundo, com indicação, para cada uma, de data e valor de aquisição, identificação do vendedor e prévio(s) proprietário(s) de cada obra”.

Por outro lado, a comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos deu parecer positivo à proposta do CDS-PP de retirar as comendas a Joe Berardo.

(Notícia atualizada às 17h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS quer ver estatutos atualizados da Associação Coleção Berardo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião