Concursos de obras públicas sobem 79% até abril, mas contratos celebrados caem 12%

  • Lusa
  • 20 Maio 2019

Nos primeiros quatro meses do ano foram lançados concursos para obras públicas no valor de 1.469 milhões de euros, mais 79% face ao mesmo período de 2018.

Os concursos de obras públicas lançados até final de abril aumentaram 79% face ao mesmo período de 2018, para 1.469 milhões de euros, mas os contratos celebrados caíram 12% para 589 milhões de euros.

Segundo se lê na edição de maio do Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), a subida de 79% dos concursos públicos de empreitadas publicados em Diário da República “deve-se ao lançamento de 14 concursos de valor superior a 10 milhões de euros, os quais representam mais de metade, ou seja, 51% do total registado ao longo dos quatro primeiros meses do ano”.

Nos primeiros quatro meses de 2019, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas e reportados no Portal Base atingiu os 455 milhões de euros, em linha com 2018, enquanto os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias registou uma “forte quebra” homóloga de 49%, para apenas 87 milhões de euros (172 milhões de euros até abril de 2018).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concursos de obras públicas sobem 79% até abril, mas contratos celebrados caem 12%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião