Inteligência Artificial evita 25 mil milhões em fraudes

  • Ricardo Vieira
  • 20 Junho 2019

Em cerca de um milissegundo, a tecnologia é capaz de detetar padrões de risco e evitar transações fraudulentas.

A tecnologia Visa Advanced Authorization evitou perto de 25 mil milhões de dólares anuais em fraudes, “tornando o ecossistema global de pagamentos mais seguro para retalhistas e consumidores”, como informa a empresa de serviços financeiros.

Em 2018, a Visa utilizou inteligência artificial (IA) para analisar 127 mil milhões de transações – cada uma em cerca de um milissegundo – permitindo às instituições financeiras a aprovação de compras legítimas, bem como a identificação e prevenção de transações fraudulentas.

“A Visa foi a primeira rede de pagamentos a aplicar uma tecnologia de IA de rede neural, em 1993, para analisar o risco de transações em tempo real, e o impacto nas potenciais fraudes foi imediato. Estabelecendo um equilíbrio adequado entre conhecimento humano e tecnologia de ponta, continuamos a aumentar as nossas capacidades, dado que os avanços na IA alargam as fronteiras do que é possível”, explica Melissa McSherry, senior vice president e global head of data, risk and identity products and solutions da Visa.

“Um dos desafios mais exigentes nos pagamentos é separar as boas transações, feitas por titulares de contas, das más transações, tentadas por infratores, sem provocar qualquer atrito no processo”. “A Visa tem mantido taxas de fraude globais em mínimos históricos – menos de 0,1% – através da abordagem multicamada de investimento em inteligência humana e tecnologia como IA”, revelam em informação à imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inteligência Artificial evita 25 mil milhões em fraudes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião