Trump volta a atacar Powell. “O nosso problema não é a China. É a Fed”

  • Lusa e ECO
  • 7 Agosto 2019

Em plena guerra comercial, o presidente dos EUA apontou o dedo ao banco central. Pede mais cortes nos juros de referência e acusa a instituição de ser "incompetente".

O Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou esta quarta-feira a criticar o banco central norte-americano. O magnata usou o Twitter para exigir que a Reserva Federal (Fed) reduza as taxas de juro “mais depressa e com mais vigor” e acusou a instituição liderada por Jerome Powell de ser “incompetente”.

“Eles devem baixar as taxas mais depressa e com mais vigor (…). A incompetência é terrível de ver, sobretudo quando se sabe que tudo se resolveria facilmente”, escreveu na rede social Twitter.

O nosso problema não é a China (…) É a Reserva Federal que é demasiado orgulhosa para admitir que fez um disparate ao subir as taxas de juro muito depressa. (Eu tinha razão!), disse Trump, que fez referência à descida dos juros decidida hoje por três bancos centrais (Índia, Nova Zelândia e Tailândia).

Em plena guerra comercial entre China e Estados Unidos, após uma forte depreciação da moeda chinesa e depois da subida das taxas de juro decidida pela Fed na semana passada, os três bancos centrais surpreenderam os mercados ao baixar os juros.

O banco central da Nova Zelândia reduziu a taxa de juro para 1%, um mínimo histórico. O banco central indiano cortou a sua taxa de referência em 35 pontos base (para 5,4%) e a Tailândia decidiu um corte de 0,25 pontos percentuais para 1,5%.

Volcker, Greenspan, Bernanke e Yellen unem-se contra ataque à independência

No último ano, Donald Trump tem feito sucessivas críticas à Fed e, apesar do corte nas taxas de juro decidido há uma semana pelo banco central, não diminuiu a pressão, uma vez que enfrenta dificuldades nas negociações comerciais.

As críticas desta quarta-feira surgem um dia depois da publicação no Wall Street Journal de um texto assinado por quatro antigos presidentes da Fed – Paul Volcker, Alan Greenspan, Ben Bernanke e Janet Yellen – a pedirem respeito pela independência do banco central.

Volcker, Greenspan, Bernanke e Yellen destacam que “é fundamental preservar a capacidade do banco central tomar decisões com base nos interesses do país e não nos interesses de um pequeno grupo de políticos“.

O atual presidente da Fed, Jerome Powell, que assumiu o cargo em fevereiro de 2018, nomeado por Trump para um mandato de quatro anos, tem insistido na independência da instituição, defendendo que as suas decisões se baseiam exclusivamente em dados económicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump volta a atacar Powell. “O nosso problema não é a China. É a Fed”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião