Já foram entregues 2.500 Passes Família na Grande Lisboa

  • ECO
  • 30 Agosto 2019

Cerca de nove mil pessoas estarão a beneficiar do Passe Família. Quase metade das famílias que pediram o passe já o carregaram para agosto.

Em menos de um mês, entre 22 de julho e 16 de agosto, 2.564 famílias na Grande Lisboa pediram o passe Navegante Família. Esta modalidade, que estabelece 80 euros como preço máximo do conjunto de passes mensais de um agregado abrangido, foi pedida por famílias que têm, em média, 3,7 membros, o que eleva o número de utentes abrangidos para mais de nove mil.

Das famílias que requereram o passe, aproximadamente 40% já o carregaram para o mês de agosto, adianta o Público (acesso condicionado), citando dados da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Destas, a grande maioria optou pelo passe metropolitano, que permite viajar pelos 18 concelhos abrangidos. Ainda assim, 73 famílias escolheram o passe municipal, este com um custo máximo de 40 euros.

Para a AML estes valores, que são ainda provisórios, são “positivos”. Tendo como base dados do INE relativos a Lisboa e Porto, sobre o número de alojamentos onde vivem três ou mais pessoas com idade superior a 14 anos, aponta que o universo de potenciais beneficiários é de 21 mil famílias. Desta forma, cerca de 12% dos eventuais beneficiários pediram o passe, indica a AML.

Para além de Lisboa, esta modalidade está também disponível na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, que engloba Castelo Branco, Oleiros, Idanha-a-Nova, Penamacor, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova, mas aí ainda ninguém fez o pedido para aderir. Já no Porto ainda não é possível aderir à medida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram entregues 2.500 Passes Família na Grande Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião