Apesar das tensões comerciais, economia dos EUA cresceu a um ritmo moderado, diz Fed
A Reserva Federal dos Estados Unidos concluiu que, apesar dos receios à volta das tensões comerciais, a economia norte-americana cresceu a um ritmo moderado ao longo do verão.
A economia norte-americana cresceu a um ritmo moderado nos meses de verão, apesar das crescentes preocupações à volta das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo. As conclusões são do Livro Bege da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), publicado esta quarta-feira, que conclui ainda que a indústria norte-americana foi afetada por uma desaceleração mundial.
Quase todos os 12 distritos da Fed observaram um crescimento moderado entre junho e agosto, refere a instituição liderada por Jerome Powell, citada pela Reuters (conteúdo em inglês). “Embora as preocupações com as tarifas e a incerteza nas políticas comerciais continuem, a maioria das empresas permaneceu otimista em relação às perspetivas de curto prazo.”
O banco central referiu ainda que o crescimento do emprego pareceu “moderado” nas últimas semanas, mantendo um ritmo “igual ao do período do relatório anterior”. Contudo, a atividade da indústria foi um pouco mais fraca do que no relatório anterior. Em termos de salários, o ritmo de crescimento foi também moderado.
Os conflitos comerciais nos Estados Unidos também estão a agravar os problemas enfrentados pelos agricultores, afirma o documento. “As condições agrícolas permaneceram fracas, resultado das condições climáticas desfavoráveis e das incertezas relacionadas com comércio”.
O relatório foi divulgado antes da reunião política do Fed de 17 e 18 de setembro, altura em que se espera que os banqueiros centrais reduzam as taxas de juros para combater a desaceleração económica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apesar das tensões comerciais, economia dos EUA cresceu a um ritmo moderado, diz Fed
{{ noCommentsLabel }}