A resiliência pode salvar as fábricas do futuro?

A indústria terá grandes desafios no futuro, pela rápida transformação digital e das tecnologias. Um estudo divulgado pela consultora Oliver Wyman revela que a solução está em apostar na resiliência.

A indústria é um dos setores que maiores desafios enfrenta no futuro, devido à rápida transformação digital e das tecnologias, e também pela forma como essas mudanças vão alterando o ecossistema e o modelo de negócio. A solução para estes desafios no setor da indústria passa por tornar as organizações mais resilientes, defendem Jérôme Bouchard e Nico Hartmann, no estudo “Resilient Organization for Success”, divulgado pela Oliver Wyman.

De acordo com a consultora, a resiliência é definida como a capacidade de o setor secundário enfrentar as adversidades, renovando-se e transformando os obstáculos em formas de superação, desde a linha de produção até ao marketing de produto. A era digital, a organização e estrutura da empresa e a alocação de recursos humanos e financeiros, são alguns dos desafios emergentes no setor da indústria.

“A indústria vai precisar de “pessoas de mente aberta, entusiastas e que se adaptem bem à mudança”, explicam. Jerôme Bouchard e Nico Hartmann lembram que é importante haver horários mais flexíveis, e valorizar a autonomia e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.

“A indústria tem de aprender a adaptar-se e a lucrar a partir de um ecossistema cada vez mais incerto”, sublinha o estudo. Uma organização resiliente é aquela que conseguir prever e antever estes problemas para conseguir responder atempadamente à mudança.

Sabia que?…

  • 96% dos gestores estão a planear mudanças estruturais nas empresas ainda este ano.
  • 20% dos postos de trabalho deverão deixar de existir nos próximos cinco anos, de acordo com previsões da Mercer.

6 Regras de ouro para uma organização resiliente

  1. O consumidor deve ser sempre o elemento central da organização da empresa
  2. Uma organização de liderança e rapidez na tomada de decisões vai permitir reagir e interpretar a mudança de forma mais rápida, desde as linhas de produção até ao marketing de produto
  3. O envolvimento de todos os departamentos da organização vai envolver os colaboradores, despertando o compromisso e empenho para o sucesso
  4. Uma cultura de inovação é a chave para equipas motivadas, colaborativas e que fazem um bom uso da tecnologia
  5. Resultados orientados pelo conceito de “autonomia distribuída” são essenciais para o desenvolvimento contínuo e um desempenho operacional e de negócios com impacto positivo
  6. Valorização de processos de convergência dentro da organização

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A resiliência pode salvar as fábricas do futuro?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião