LinkedIn: Como responder às perguntas dos recrutadores?

As redes sociais são, em muito casos, a forma de os recrutadores entrarem em contacto com os candidatos. A consultora Hays explica o que deve fazer quando recebe uma mensagem no LinkedIn.

No processo de recrutamento, quase todos os empregadores fazem uso das redes sociais para saber um pouco mais sobre os candidatos. Além disso, as redes sociais profissionais como o LinkedIn são cada vez mais utilizadas para contactar os candidatos. “Num mercado liderado pelo candidato, são cada vez mais os empregadores a querer recrutar e cada vez menos os profissionais a procurar emprego de forma proativa”, sublinha a empresa de recrutamento Hays.

O que fazer se receber uma mensagem de um recrutador no seu LinkedIn? A Hays revela algumas dicas essenciais para responder às perguntas dos recrutadores que vão demonstrar que é profissional.

  • O primeiro passo: responder

Se receber uma mensagem de um recrutador é importante que responda sempre, independentemente do seu interesse na proposta.

  • Se estiver interessado, tente agendar uma reunião

Se quiser saber mais informações, proponha uma reunião presencial ou por Skype. Informe o recrutador sobre os seus interesses profissionais, pois pode ser uma forma de garantir que voltar a ser contactado apenas para essas funções no futuro.

  • Se estiver interessado na oportunidade de emprego, responda o mais rápido possível

Se o profissional estiver interessado na oportunidade de emprego, terá de responder à mensagem o mais rápido possível. Poderá ainda pedir um primeiro contacto para simplesmente terem uma conversa exploratória onde poderá ainda preparar algumas perguntas sobre a função e a organização, dependendo de quais são as prioridades de carreira.

  • Se precisar de tempo para pensar, avise o recrutador

Se o profissional precisar de mais informações ou tempo para pensar, terá de dizê-lo. Se ainda não recebeu uma especificação da função, terá de pedir que enviem por email. De seguida, elabore uma lista de prós e contras sobre a oportunidade, considerando o que a função pode oferecer em relação ao trabalho atual. Fundamentalmente, considere os fatores que fazem desta nova oportunidade um bom passo nas ambições de carreira.

  • Se ficar interessado na proposta, demonstre esse interesse

Se o profissional tem interesse em aceitar, informe o recrutador. A partir daqui, é esperado que o recrutador envie a especificação da oferta, se ainda não o tiver feito. Também irá solicitar que o profissional envie algum tipo de informação. Nesta altura, é importante que reveja e atualize o CV, para que a empresa tenha toda a informação que precisa.

  • Se não for a oportunidade certa, agradeça e não feche portas

Ainda que não seja a oportunidade certa, é importante agradecer sempre por ter entrado em contacto e explicar porque é que essa oportunidade não é adequada. Sugira que voltem a falar mais tarde e envie o currículo atualizado, para que o recrutador possa considerá-lo para outras oportunidades que correspondam ao que procura.

Quando um recrutador entra em contacto com um potencial candidato através do LinkedIn é um sinal positivo, sublinha a Hays, pois significa que o perfil é forte e o potencial candidato tem aptidões relevantes para o cargo em questão.

Segundo a Adecco, quase metade dos recrutadores já eliminaram um candidato devido à apresentação nas redes sociais, e a forma como interage com os recrutadores também poderá influenciar estas escolhas. Por isso, é cada vez mais importante cuidar do seu perfil virtual, mantê-lo atualizado e estar preparado para qualquer mensagem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LinkedIn: Como responder às perguntas dos recrutadores?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião